Avaliação das aprendizagens e Feedback: uma experiência investigativa em sala de aula remota

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id667

Palavras-chave:

Avaliação formativa em Matemática, Feedback, Sequência Didática

Resumo

Neste manuscrito, relatamos um estudo exploratório construído no contexto de um programa institucional de formação inicial docente da Universidade Federal Fluminense. Considerando o contexto da pandemia de Covid-19, em que a escolarização foi possibilitada pela contingência do ensino remoto, elaboramos uma sequência didática realizada em 4 momentos (3 síncronos e 1 assíncrono), que explorou os conceitos de área e perímetro com 25 estudantes do 6º ano do ensino fundamental. A metodologia do estudo baseou-se na perspectiva qualitativa dos estudos exploratórios em que objetivamos investigar os efeitos do feedback nas aprendizagens dos estudantes. A   perspectiva teórica foi fundamentada na investigação segundo as concepções de avaliação formativa que a literatura atual e consagrada no campo vem discutido. Nas análises das respostas encontradas, percebemos que o feedback inserido nas avaliações apresentadas funcionou para estabelecer um diálogo positivo entre os professores e os alunos, colaborou para desconstruir a ideia ultrapassada de “erro” como fator subjetivo inerente aos alunos no processo de aprendizagem e elevou a autoestima de alunos que se julgavam incapazes diante de assuntos matemáticos.

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Biografia do Autor

Carlos Augusto Aguilar Júnior , Universidade Federal Fluminense – UFF

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Quadro Permanente da Universidade Federal Fluminense, lotado no Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI/UFF e professor externo/convidado do Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Educação e Diversidade do campus Paracambi do IFRJ (IFRJ-CPar).

Felipe Olavo Silva, Universidade Federal Fluminense – UFF

Doutorando em Ensino e História da Matemática e da Física pela UFRJ. Professor do Colégio Universitário Geraldo Achilles Reis (COLUNI-UFF).

Amanda Azevedo Abou Mourad, Universidade Federal Fluminense – UFF

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, do Instituto de Matemática, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Atualmente, faz parte do Projeto de Extensão Matemática(s) para a leitura e a escrita do mundo de pessoas LGBTI+, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Rafael Guimarães de Assis Motta, Universidade Federal Fluminense – UFF

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

10-06-2022

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Como Citar

AGUILAR JÚNIOR , Carlos Augusto; SILVA, Felipe Olavo; MOURAD, Amanda Azevedo Abou; MOTTA, Rafael Guimarães de Assis. Avaliação das aprendizagens e Feedback: uma experiência investigativa em sala de aula remota . Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022037, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id667. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/58. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática