Grupo de Estudos na Formação Profissional do Professor: contribuições para a prática pedagógica no ensino de divisão

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v23id587

Palavras-chave:

Formação de professores, Práticas Pedagógicas, Conhecimento profissional docente;, Divisão

Resumo

O presente estudo investiga como a participação em grupos de estudos contribui para o desenvolvimento do Conhecimento Profissional Docente, com foco na reflexão sobre o ensino da divisão utilizando materiais manipulativos, e na interpretação e aproveitamento dos erros dos alunos como parte do processo formativo e de melhoria das práticas pedagógicas. A pesquisa é fundamentada, principalmente, nos trabalhos de Ball, Thames e Phelps (2008) e Zeichner (1993, 2008) e pesquisas que discutem questões ligadas ao ensino e aprendizagem dos procedimentos de cálculo da divisão. Coletou-se os dados em sessões de estudo em grupo, com a participação de cinco professoras e três estudantes de Pedagogia, cujas sessões foram gravadas e analisadas. Os resultados indicam que os grupos de estudo fortalecem vínculos entre os professores, promovem discussões sobre ensino e aprendizagem, e ampliam os conhecimentos profissionais por meio da reflexão sobre a prática. Em particular, o grupo identificou que o uso de materiais manipuláveis, como o material dourado, facilita a compreensão de conceitos matemáticos e pode melhorar o desempenho dos alunos. Conclui-se que a constituição de grupos de estudo pode ressignificar os conhecimentos profissionais das participantes, contribuindo para uma prática pedagógica mais qualificada.

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Biografia do Autor

Daiane Silva Andrade, Universidade Anhanguera de São Paulo

Mestra em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo. 

Angelica da Fontoura Garcia Silva, Faculdade Unopar

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o ensino de linguagens e suas tecnologias da UNOPAR. 

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Publicado

09-01-2025

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Como Citar

ANDRADE, Daiane Silva; GARCIA SILVA, Angelica da Fontoura. Grupo de Estudos na Formação Profissional do Professor: contribuições para a prática pedagógica no ensino de divisão. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 23, 2025. DOI: 10.37001/remat25269062v23id587. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/587. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos