Uma investigação sobre percepções de professores que ensinam Matemática em relação às práticas avaliativas durante o ensino remoto emergencial
DOI:
10.37001/remat25269062v19id668Palavras-chave:
Avaliação, Matemática, Ensino Remoto EmergencialResumo
Este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla que teve como objetivo identificar aspectos das práticas de ensino de professores que lecionaram Matemática durante certo período da pandemia da Covid-19. Em particular, neste estudo investigam-se as práticas avaliativas desses docentes, assim como, as suas percepções sobre os pontos positivos e negativos dessas práticas e as possíveis alterações que eles pretendem implementar no retorno do ensino presencial. Assim, elaborou-se um questionário online que foi respondido por cem professores. Para a análise qualitativa dos dados, adotou-se a análise de conteúdo de Laurence Bardin. A partir das respostas dos professores, os principais resultados foram: a reprodução de estratégias avaliativas do ensino presencial para o ensino remoto; a ausência de pontos positivos da avaliação durante o ensino remoto; a não intenção de manutenção das tecnologias digitais para a avaliação no retorno às aulas presenciais. Por fim, observou-se que o ensino remoto serviu para alguns como um meio de ressignificação da avaliação em Matemática.
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