Panorama do projeto Feiras da Matemática: uma ação de extensão em universidade pública da Bahia

an extension action at a public university in Bahia

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v25id715

Palavras-chave:

Feira de Matemática, Formação de Professores, Estudantes de Educação Básica

Resumo

Este artigo apresenta um panorama do projeto Feiras de Matemática do interior da Bahia (FEMIBA), que está em andamento desde 2015 na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Trata-se de um projeto de ação continuada, realizado em colaboração com docentes da UESC e professores do Ensino Básico. Para descrevê-lo, apresentamos um breve histórico da Feira de Matemática na UESC (FEMATESC). Nessa perspectiva, refletimos sobre a relevância das categorias e modalidades intrínsecas aos trabalhos apresentados por alunos e professores de Educação Básica durante a feira, bem como a relevância do FEMIBA no contexto da formação docente. O projeto tem a finalidade de aprimorar a comunicação entre a Universidade e a Escola, incentivando maior interesse no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, além de promover maior integração desta com os demais componentes curriculares. No que diz respeito à metodologia, os procedimentos e etapas de realização da FEMATESC encontram-se detalhados no texto. Com isso, enquanto resultados, foi possível perceber que o FEMIBA ampliou o debate, particularmente durante a realização da FEMATESC, auxiliando o público perceber a importância da Matemática como instrumento que possibilita a compreensão e análise frente aos desafios sociais, climáticos e ecológicos que a humanidade enfrenta, pois em muitos debates e discussões os trabalhos trouxeram questões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que precisam de revigoramento constante, visto que tais práticas revelam melhor compreensão sobre as contribuições humanas na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Margarete do Rosario Farias , Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Marlúbia Corrêa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Visitante no Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Caxias do Sul e Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Pâmera Veluma Santos do Amparo , Secretaria Municipal de Educação de Maraú

Professora dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Scretaria Municipal de Educação de Maraú (BA).

Maritza Maria Lima de Almeida Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 

Referências

BATTISTI, Isabel; AVI, Peterson Cleyton. Feira Regional de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul: um espaço de formação e constituição do professor. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 14, n. 30, p. 154-169, 2019.

GONÇALVES, Araceli. Entre memórias e histórias: a formação de professores no/com o Movimento em Rede da Feira de Matemática. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2023. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249862>. Acesso em: 13 dez. 2025.

HOELLER, Solange Aparecida de Oliveira et al. (Org.) Feiras de matemática: percursos, reflexões e compromisso social. Blumenau: IFC, 2015.

LEITE, Juniel; PERES, Fátima. Guia Orientador do Movimento em Rede Feira de Matemática (MRFMat) [recurso eletrônico]. 2024. Produto Educacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2025.

NOVISKI, Nadine Friedrich; AVI, Peterson Cleyton; AVI, Emanueli Bandeira. O histórico das feiras de matemática no Brasil, e o processo de implementação da I Feira no Rio Grande do Sul = The history of the mathematics fairs in Brazil, and the implementation process of 1st fair in Rio Grande do Sul. In: JORNADA DE EXTENSÃO, 18., 2017, Ijuí. Anais [...]. Ijuí: Unijuí, 2017.

PEREIRA, Paulo Jose dos Santos. A feira de matemática no Acre: uma trajetória de incentivo e expansão. In: Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais [...]. Manaus (AM) Universidade Federal do Amazonas, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/anaisenem/1083026-A-FEIRA-DE-MATEMATICA-NO-ACRE--UMA-TRAJETORIA-DE-INCENTIVO-E-EXPANSAO. Acesso em: 13 dez. 2025.

SANTOS, Alayde Ferreira dos. Contribuições da feira baiana de Matemática para a leitura e a escrita no ensino da Matemática. In: Seminário Leituras e Escritas em Educação Matemática - SELEM [recurso eletrônico], 4., 2016, Natal/RN. Anais [...] Natal/RN, 2016, p. 363-375 Disponível em: file:///C:/Users/mmrfarias/Downloads/SELEM_Anais%20do%20IV%20Semin%C3%A1rio%20de%20Escritas%20e%20Leituras%20em%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Matem%C3%A1tica.pdf . Acesso em: 29 fev. 2025.

SANTOS, Alaide. Ferreira dos; OLIVEIRA, Fátima Peres Zago; CIVIERO, Paula Andrea Grawieski. As Feiras de Matemática: espaço democrático de insubordinação, discussão coletiva e formação de professores. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 10, n. 1, p. 44-59, jun. 2020.

SCHELLER, Morgana; GONÇALVES, Araceli. Perspectivas de formação de professores nos trabalhos das feiras catarinense de matemática: um olhar para a categoria professor. 2021.

SCHELLER, Morgana; ZABEL, Marília. Os propósitos da avaliação na feira de matemática. Bolema, Rio Claro, v. 34, n. 67, p. 697-718, 2020.

SILVA, Viviane Clotilde da; SILVA, Hélio dos Santos. Feiras catarinenses de matemática: um evento como espaço de formação de professores que ensinam matemática. In: Congreso Iberoamericano de Educación Matemática – CIBEM, 7., 2013, Montevidéu. Anais [...]. Montevidéu, 2013.

SILVA, Viviane Clotilde da. Narrativas de professoras que ensinam matemática na região de Blumenau (SC): sobre as feiras catarinenses de matemática e as práticas e concepções sobre ensino e aprendizagem de matemática. 2014. 321 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2014.

ZABEL, Marília; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Atividades na feira de matemática: possibilidades para uma práxis educativa. Bolema, Rio Claro, v. 37, n. 76, p. 773-796, ago. 2023.

ZERMIANI, Vilmar, José. Histórico das feiras catarinenses de matemática. Revista Catarinense de Educação, Blumenau, ano 1, n.1, p. 3-9, 1996.

Downloads

Publicado

01-01-2026

Métricas


Visualizações do artigo: 98     PDF downloads: 113

Como Citar

FARIAS , Maria Margarete do Rosario; PAULA, Marlúbia Corrêa de; AMPARO , Pâmera Veluma Santos do; SOUZA, Maritza Maria Lima de Almeida. Panorama do projeto Feiras da Matemática: uma ação de extensão em universidade pública da Bahia: an extension action at a public university in Bahia. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 25, 2026. DOI: 10.37001/remat25269062v25id715. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/715. Acesso em: 18 maio. 2026.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos