Resolução de Problemas e Geometria: um estudo de teses e dissertações
DOI:
10.37001/remat25269062v19id618Palavras-chave:
Educação Matemática, Mapeamento na Pesquisa Educacional, Educação Básica, Ensino e Aprendizagem, Resolução de ProblemasResumo
Este artigo visa responder a seguinte problemática: Como são apresentadas as pesquisas que utilizam a metodologia de Resolução de Problemas para o ensino e a aprendizagem de Geometria com estudantes da Educação Básica? Para isso, objetiva-se compreender como são apresentadas as pesquisas que utilizam a metodologia de Resolução de Problemas para o ensino e a aprendizagem de Geometria com estudantes na Educação Básica. Como abordagem metodológica, foi utilizado os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional, e os seus dados foram constituídos a partir da seleção de sete pesquisas publicadas em dois bancos de dados de cunho científico, o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), nos últimos 10 anos. Para análise, foram estabelecidas cinco categorias a priori: a) referenciais teóricos das pesquisas; b) os problemas investigados/interesse de pesquisa; c) metodologias utilizadas nas pesquisas; d) principais resultados das pesquisas e e) perspectivas de continuidade. Assim, a partir das análises feitas, foi possível constatar que o uso da metodologia de Resolução de Problemas, para o ensino de Geometria, possibilita aos estudantes um maior envolvimento nas aulas de Matemática, além de apresentar contribuições para o processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 511 PDF downloads: 217
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.