Histórias em Quadrinhos como Ferramenta Lúdica no processo de verificação da Aprendizagem em Análise Combinatória
DOI:
10.37001/remat25269062v20id490Keywords:
Histórias em Quadrinhos; Ferramenta Avaliativa; Análise Combinatória.Abstract
O processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica passa por transformações. O ensino considerado desconexo que priorizava, exclusivamente, a transposição sem aplicação em um contexto e a memorização Matemática devem deixar de lado e dar lugar a um ensino lúdico, objetivando a construção, aplicação e desenvolvimento das habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais que resultam em uma aprendizagem com significados. A educação brasileira deve enxergar o aluno não mais como um receptor de informações, mas como o principal agente da construção do seu conhecimento. Diante dos fatos apresentados e com o intuito de quebrar as barreiras que controlam a inserção de novas estratégias no ensino, o trabalho em questão relata a utilização das histórias em quadrinhos (HQs) no ensino de Matemática (análise combinatória), com o objetivo de verificar a significação da aprendizagem dos alunos. Para o desenvolvimento da proposta foi considerado os aspectos metodológicos intrínsecos na Design Based Research, com 43 alunos do 2º ano do Ensino Médio. Por meio da análise qualitativa, foi possível verificar a eficácia das HQs como ferramenta para avaliação da significação da aprendizagem, uma vez que os participantes da proposta apresentaram elementos conceituais satisfatórios em suas produções e bons índices na avaliação de validação do método. Com isso, é possível considerar a eficácia do uso dessa ferramenta no processo de ensino, uma vez que a mesma, possibilitou uma dinamização procedimental, conceitual e atitudinal dos estudantes, levando-os a participar de forma ativa, facilitando, assim, a significação da aprendizagem. Entretanto, vale salientar que a proposta não tem o caráter de solucionar todos os problemas estruturais e de avaliação da educação básica, mas pode contribuir para obter bons resultados de aprendizagem.
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