Identidade e Agência de Futuros Professores de Matemática na Residência Pedagógica mediado com Lesson Study

Authors

DOI:

10.37001/remat25269062v23id589

Keywords:

Agência profissional docente

Abstract

Este artigo tem como objetivo interpretar e analisar narrativamente como residentes mobilizam e desenvolvem suas identidades ao longo de três módulos de um Programa de Residência Pedagógica (PRP) utilizando o Lesson Study (LS) como processo formativo e como agenciam seus modos de ser e atuar como Futuros Professores de Matemática (FPM). O estudo foi desenvolvido no PRP, no subprojeto de Matemática vinculado à Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujos dados e materiais foram coletados por meio de: diário de bordo do pesquisador construído durante três módulos; de entrevistas semiestruturadas com os residentes ao final de cada módulo, transcrição de parte dos planejamentos e regências bem como os relatos de experiência (RE) escritos ao final de cada módulo pelos residentes, sendo analisados e interpretados por meio da análise narrativa. Os resultados indicam que o PRP, por meio do LS, contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional dos residentes e de sua identidade profissional, preparando-os para enfrentar os desafios da prática docente com maior confiança, autonomia e agência. Essas experiências reforçam a importância e necessidade de realizar programas de formação que integrem práticas colaborativas e reflexivas como o LS, visando o desenvolvimento profissional contínuo de futuros professores de matemática.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Leonardo Lira de Brito, Federal University of Campina Grande

Atualmente é doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Professor Assistente Nível II na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Possui mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo PPGECEM/UEPB e é especialista em Formação Didático-Pedagógica para Cursos na Modalidade a Distância pela Universidade Virtual de São Paulo (UNIVESP). É licenciado em Matemática pelo IFPB e em Pedagogia pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniCV).Foi coordenador de área do PIBID do Subprojeto de Matemática UFCG/Cuité, coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática (2018 a junho de 2021), coordenador de área do Residência Pedagógica do Subprojeto de Matemática UFCG/Cuité e coordenador dos Laboratórios de Ensino de Matemática (2016 a 2020).Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Laboratório de Matemática e Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática.

Dario Fiorentini, State University of Campinas (UNICAMP)

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1977), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1980), doutorado em Educação (Metodologia de Ensino) pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Estágios Posdoutorais de curta duração nas Universidades de Lisboa e de Sevilla. Recebeu, por duas ocasiões (2007 e 2021), o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz" por destaque na Docência, Pesquisa e Extensão da FE/Unicamp. Atualmente é pesquisador PQ do CNPq (nível 1B) e professor doutor da Universidade Estadual de Campinas, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-Graduação em Educação (mestrado/doutorado) no PPGE e PECIM. Temas e linhas de pesquisa e de atuação docente: educação matemática, formação e desenvolvimento profissional de professores, aprendizagem e saberes docentes e prática didático-pedagógica em matemática. Membro da "Rede Iberoamericana de investigadores sobre Conhecimento Especializado de Professores de Matemática", envolvendo pesquisadores da área de Educação Matemática de 10 países. Foi assessor de projetos de pesquisa e programas de formação docente no exterior (Guatemala e Portugal). Foi Professor Visitante na Universidade de Córdoba (Argentina) e na Universidade de Lisboa (Portugal). Desde 1996 é assessor científico da FAPESP. No triênio de 2007-2009 e no quadriênio de 2013-2016, foi membro do Comitê de Avaliação de Programas de Pós-Graduação da CAPES - Área de Educação. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (junho/2010 - julho/2014) e Coordenador Geral de Pós-Graduação da FE/UNICAMP (2011-2014). Foi Editor Científico chefe da Revista Zetetiké de março de 2015 a fevereiro de 2024. Foi membro do Comitê de Assessoramento da Área de Educação (CA-Ed) do CNPq no período de julho/2017 a junho/2020.

References

BRITO, L. L.; FIORENTINI, D. Identidade docente de um licenciando em matemática que participa de um programa de residência com lesson study: um olhar para o planejamento. In: IX SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIAS E INVESTIGAÇÕES DE/EM AULAS DE MATEMÁTICA, 2023, São Paulo, Anais […] São Paulo: Even3,.2023. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/ixshiam/741797-identidade-docente-de-um-licenciando-em-matematica-que-participa-de-um-programa-de-residencia-com--lesson-study--/

BRITO, Leonardo Lira de; FIORENTINI, Dario. Identidade Profissional de futuros professores de Matemática: panorâmica das dissertações e teses brasileiras de 2013-2022. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 13, n. 30, p. 1-26, 2024. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.1-26

BRITO, Leonardo Lira de.; FIORENTINI, Dario.; SILVA, Aluska Dias Ramos. Residência Pedagógica e Lesson Study: orquestrando diferentes vozes na constituição identitária de um futuro professor de Matemática. Revista NUPEM, v. 16, n. 39, 20 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.39.8996

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

CAPES. PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EDITAL Nº 1/2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-resid-c3-aancia-pedag-c3-b3gica-pdf. Acesso em: 11 jan. 2022.

DE PAULA, Andrey Patrick Monteiro de. Aprendizagens e aprendizados de professoras que ensinam matemática mediante participação em um Lesson Study Híbrido. 2023. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12159. Acesso em: 16 abr. 2024.

FIORENTINI, Dario; HONORATO, Alex Henrique A.; DE PAULA, Andrei. P. M. Experiências de Aprendizagem Docente na Gestão Colaborativa do Ensino-aprendizagem de Matemática baseado em Tarefas Exploratórias. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 42, p. 1-30, 2023. DOI: https://doi.org/10.46312/pem.v16i42.18404

GONÇALVES, Kezia.; FIORENTINI, Dario. Origens e apropriação cultural do Lesson Study: contribuições à aprendizagem do professor que ensina Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 12, n. 29, p. 226–249, 2023. DOI: 10.33871/22385800.2023.12.29.226-249.

HOLLAND, Dorothy. On the shoulders of Bakhtin and Vygotsky: towards a cultural-historical, social practice theory of identity and social movements. In: Conferência de Pesquisa Sócio-Cultural, 3, 2000, Campinas. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/eventos/br2000/india.htm>. Acesso em: 21 jan. 2024.

HOLLAND, Dorothy; LACHICOTTE, William S. Jr.; SKINNER, Debra; CAIN, Carole. Identity and Agency in Cultural Worlds. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

LOSANO, Ana Letícia.; FIORENTINI, Dario. Análise das ênfases formativas de mestrados profissionais destinados a professores de matemática. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 4, n. 2, p. 278-307, maio/ago. 2018. DOI: <https://doi.org/10.20396/riesup.v4i2.8651414>.

LOSANO, Ana Letícia; FIORENTINI, Dario. Identidade e Agência Profissional de um Professor de Matemática na Interface dos Mundos da Escola e do Mestrado Profissional. Bolema, Rio Claro (SP), v. 35, n. 71, p. 1217-1245, dez. 2021. DOI: <https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n71a01>.

LOSANO, Letícia; FIORENTINI, Dario. A constituição identitária de professores de Matemática no contexto dos mestrados profissionais. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e190193, p. 1-26, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698190193

LOSANO, Leticia; FIORENTINI, Dario; VILLARREAL, Mónica. The development of a mathematics teacher’s professional identity during her first year teaching. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 21, p. 287-315, 2018. DOI: 10.1007/s10857-017-9364-4

MEYER, Cristina.; LOSANO, Letícia.; FIORENTINI, Dario. Modos de conceituar e investigar a identidade profissional docente nas revisões de literatura. Educação e Pesquisa, , v. 48, n. contínuo, p. e246037, 2022. DOI: 10.1590/S1678-4634202248246037.

MACEDO, Aluska Dias Ramos; PINA Neves, Regina Silva; SILVA, Janaina Mendes Pereira. Desenvolvimento Profissional de uma professora de Matemática: oportunidades no contexto do Estágio Curricular Supervisionado e do Programa de Residência Pedagógica em processo de Lesson Study. Revista Paradigma, Vol. XLIV, mayo de 2023 /398 –424. DOI: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p398-424.id1425.

MAIA, Madeline Gurgel Barreto; FIORENTINI, Dario. Experiência Formativa de uma comunidade colaborativa com professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais. Revista Artes de Educar, v. 9, n. 1. p. 185-204, 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70689.

MEYER, Cristina. (2023). Constituição da identidade profissional docente de uma professora de matemática que participa das comunidades escolar, acadêmica e fronteiriça. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16418.

PINA NEVES, Regina da Silva; FIORENTINI, Dario. Aprendizagens de Futuros Professores de Matemática em um Estágio Curricular Supervisionado em Processo de Lesson Study. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-30, 12 abr. 2021. DOI: <https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12676>.

PINA NEVES, Regina da Silva; FIORENTINI, Dario; SILVA, Janaína Mendes Pereira da. Lesson Study Presencial e o Estágio Curricular Supervisionado Em Matemática: Contribuições À Aprendizagem Docente. PARADIGMA, Maracay, v. 43, n. 1, p. 409–442, 2022. DOI: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p409-442.id1178.

PINA NEVES, Regina da Silva.; BRAGA, Maria. Dalvirene.; FIORENTINI, Dario. Estágio Curricular Supervisionado em Matemática em Processo de Lesson Study on-line: adaptações, desafios e inovações. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 01, p. e202135, 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.13139.

PONTE, João Pedro da; QUARESMA, Maria; PEREIRA, Joana Mata. É mesmo necessário fazer planos de aula? Educação e Matemática, n. 133, p. 26–35, 30 jun. 2015. Disponível em: https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2292 acessado em 06 ago. 2024.

PONTE, João Pedro da; NEVES, Regina da Silva Pina; MACEDO, Aluska Dias Ramos; QUARESMA, Mariza. Formación inicial de profesores de Matemáticas: una experiencia de intercambio internacional a partir de los estudios de aula. Paradigma, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 213-240, 2023. DOI: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p213-240.id1418.

RIESSMAN, Catherine Kohler. Narrative Analysis. In: KELLY, N. et al. (Orgs.). Memory & Everyday Life. Huddersfield: University of Huddersfield, 2005. p. 1-8. verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão Gomes e Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 277-326

RIESSMAN, Catherine Kohler. Narrative méthodos for the human/Sciences. California (EUA): SAGE Publications, 2008.

SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo. Contribuições da Jugyou Kenkyuu e da engenharia didática para a formação e o desenvolvimento profissional de professores de matemática no âmbito do estágio curricular supervisionado. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

Published

2024-12-18

Métricas


Visualizações do artigo: 194     PDF (Português (Brasil)) downloads: 99

How to Cite

BRITO, Leonardo Lira de; FIORENTINI, Dario. Identidade e Agência de Futuros Professores de Matemática na Residência Pedagógica mediado com Lesson Study. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 23, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v23id589. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/589. Acesso em: 30 apr. 2025.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos

Most read articles by the same author(s)