Identidade e Agência de Futuros Professores de Matemática na Residência Pedagógica mediado com Lesson Study
DOI:
10.37001/remat25269062v23id589Palabras clave:
Lesson StudyResumen
Este artigo tem como objetivo interpretar e analisar narrativamente como residentes mobilizam e desenvolvem suas identidades ao longo de três módulos de um Programa de Residência Pedagógica (PRP) utilizando o Lesson Study (LS) como processo formativo e como agenciam seus modos de ser e atuar como Futuros Professores de Matemática (FPM). O estudo foi desenvolvido no PRP, no subprojeto de Matemática vinculado à Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujos dados e materiais foram coletados por meio de: diário de bordo do pesquisador construído durante três módulos; de entrevistas semiestruturadas com os residentes ao final de cada módulo, transcrição de parte dos planejamentos e regências bem como os relatos de experiência (RE) escritos ao final de cada módulo pelos residentes, sendo analisados e interpretados por meio da análise narrativa. Os resultados indicam que o PRP, por meio do LS, contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional dos residentes e de sua identidade profissional, preparando-os para enfrentar os desafios da prática docente com maior confiança, autonomia e agência. Essas experiências reforçam a importância e necessidade de realizar programas de formação que integrem práticas colaborativas e reflexivas como o LS, visando o desenvolvimento profissional contínuo de futuros professores de matemática.
Descargas
Métricas
Citas
BRITO, L. L.; FIORENTINI, D. Identidade docente de um licenciando em matemática que participa de um programa de residência com lesson study: um olhar para o planejamento. In: IX SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIAS E INVESTIGAÇÕES DE/EM AULAS DE MATEMÁTICA, 2023, São Paulo, Anais […] São Paulo: Even3,.2023. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/ixshiam/741797-identidade-docente-de-um-licenciando-em-matematica-que-participa-de-um-programa-de-residencia-com--lesson-study--/
BRITO, Leonardo Lira de; FIORENTINI, Dario. Identidade Profissional de futuros professores de Matemática: panorâmica das dissertações e teses brasileiras de 2013-2022. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 13, n. 30, p. 1-26, 2024. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.1-26
BRITO, Leonardo Lira de.; FIORENTINI, Dario.; SILVA, Aluska Dias Ramos. Residência Pedagógica e Lesson Study: orquestrando diferentes vozes na constituição identitária de um futuro professor de Matemática. Revista NUPEM, v. 16, n. 39, 20 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.39.8996
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
CAPES. PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EDITAL Nº 1/2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-resid-c3-aancia-pedag-c3-b3gica-pdf. Acesso em: 11 jan. 2022.
DE PAULA, Andrey Patrick Monteiro de. Aprendizagens e aprendizados de professoras que ensinam matemática mediante participação em um Lesson Study Híbrido. 2023. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12159. Acesso em: 16 abr. 2024.
FIORENTINI, Dario; HONORATO, Alex Henrique A.; DE PAULA, Andrei. P. M. Experiências de Aprendizagem Docente na Gestão Colaborativa do Ensino-aprendizagem de Matemática baseado em Tarefas Exploratórias. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 42, p. 1-30, 2023. DOI: https://doi.org/10.46312/pem.v16i42.18404
GONÇALVES, Kezia.; FIORENTINI, Dario. Origens e apropriação cultural do Lesson Study: contribuições à aprendizagem do professor que ensina Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 12, n. 29, p. 226–249, 2023. DOI: 10.33871/22385800.2023.12.29.226-249.
HOLLAND, Dorothy. On the shoulders of Bakhtin and Vygotsky: towards a cultural-historical, social practice theory of identity and social movements. In: Conferência de Pesquisa Sócio-Cultural, 3, 2000, Campinas. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/eventos/br2000/india.htm>. Acesso em: 21 jan. 2024.
HOLLAND, Dorothy; LACHICOTTE, William S. Jr.; SKINNER, Debra; CAIN, Carole. Identity and Agency in Cultural Worlds. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
LOSANO, Ana Letícia.; FIORENTINI, Dario. Análise das ênfases formativas de mestrados profissionais destinados a professores de matemática. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 4, n. 2, p. 278-307, maio/ago. 2018. DOI: <https://doi.org/10.20396/riesup.v4i2.8651414>.
LOSANO, Ana Letícia; FIORENTINI, Dario. Identidade e Agência Profissional de um Professor de Matemática na Interface dos Mundos da Escola e do Mestrado Profissional. Bolema, Rio Claro (SP), v. 35, n. 71, p. 1217-1245, dez. 2021. DOI: <https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n71a01>.
LOSANO, Letícia; FIORENTINI, Dario. A constituição identitária de professores de Matemática no contexto dos mestrados profissionais. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e190193, p. 1-26, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698190193
LOSANO, Leticia; FIORENTINI, Dario; VILLARREAL, Mónica. The development of a mathematics teacher’s professional identity during her first year teaching. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 21, p. 287-315, 2018. DOI: 10.1007/s10857-017-9364-4
MEYER, Cristina.; LOSANO, Letícia.; FIORENTINI, Dario. Modos de conceituar e investigar a identidade profissional docente nas revisões de literatura. Educação e Pesquisa, , v. 48, n. contínuo, p. e246037, 2022. DOI: 10.1590/S1678-4634202248246037.
MACEDO, Aluska Dias Ramos; PINA Neves, Regina Silva; SILVA, Janaina Mendes Pereira. Desenvolvimento Profissional de uma professora de Matemática: oportunidades no contexto do Estágio Curricular Supervisionado e do Programa de Residência Pedagógica em processo de Lesson Study. Revista Paradigma, Vol. XLIV, mayo de 2023 /398 –424. DOI: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p398-424.id1425.
MAIA, Madeline Gurgel Barreto; FIORENTINI, Dario. Experiência Formativa de uma comunidade colaborativa com professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais. Revista Artes de Educar, v. 9, n. 1. p. 185-204, 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70689.
MEYER, Cristina. (2023). Constituição da identidade profissional docente de uma professora de matemática que participa das comunidades escolar, acadêmica e fronteiriça. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16418.
PINA NEVES, Regina da Silva; FIORENTINI, Dario. Aprendizagens de Futuros Professores de Matemática em um Estágio Curricular Supervisionado em Processo de Lesson Study. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-30, 12 abr. 2021. DOI: <https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12676>.
PINA NEVES, Regina da Silva; FIORENTINI, Dario; SILVA, Janaína Mendes Pereira da. Lesson Study Presencial e o Estágio Curricular Supervisionado Em Matemática: Contribuições À Aprendizagem Docente. PARADIGMA, Maracay, v. 43, n. 1, p. 409–442, 2022. DOI: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p409-442.id1178.
PINA NEVES, Regina da Silva.; BRAGA, Maria. Dalvirene.; FIORENTINI, Dario. Estágio Curricular Supervisionado em Matemática em Processo de Lesson Study on-line: adaptações, desafios e inovações. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 01, p. e202135, 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.13139.
PONTE, João Pedro da; QUARESMA, Maria; PEREIRA, Joana Mata. É mesmo necessário fazer planos de aula? Educação e Matemática, n. 133, p. 26–35, 30 jun. 2015. Disponível em: https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2292 acessado em 06 ago. 2024.
PONTE, João Pedro da; NEVES, Regina da Silva Pina; MACEDO, Aluska Dias Ramos; QUARESMA, Mariza. Formación inicial de profesores de Matemáticas: una experiencia de intercambio internacional a partir de los estudios de aula. Paradigma, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 213-240, 2023. DOI: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p213-240.id1418.
RIESSMAN, Catherine Kohler. Narrative Analysis. In: KELLY, N. et al. (Orgs.). Memory & Everyday Life. Huddersfield: University of Huddersfield, 2005. p. 1-8. verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão Gomes e Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 277-326
RIESSMAN, Catherine Kohler. Narrative méthodos for the human/Sciences. California (EUA): SAGE Publications, 2008.
SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo. Contribuições da Jugyou Kenkyuu e da engenharia didática para a formação e o desenvolvimento profissional de professores de matemática no âmbito do estágio curricular supervisionado. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 194 PDF (Português (Brasil)) downloads: 99
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Educação Matemática

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.