Cognição numérica e linguagem em bebês: uma hipótese sobre a sua relação

Authors

DOI:

10.37001/remat25269062v24id615

Keywords:

Numerical cognition, Language, Generative grammar, Merge

Abstract

O texto discute uma hipótese sobre a relação entre cognição numérica e linguagem, a qual foi proposta por um estudioso da Linguística Chomskyana. Inicialmente, é apresentada parte da literatura científica sobre a cognição numérica, com foco em pesquisas com bebês humanos. Comumente, os bebês possuem um sistema de representação exata de pequenos números (até três) e outro de representação aproximada de grandes números. Embora haja consenso quanto ao sistema de representação de números grandes, há divergências com relação ao sistema de representação de números pequenos. O autor da hipótese em discussão considera a existência de duas capacidades humanas: a faculdade da linguagem e a dos números naturais. Ambas possuem em comum o uso de meios finitos para produzir o infinito discreto. Quanto à linguagem, de acordo com a gramática gerativa uma operação computacional chamada Merge permite que as gramáticas, cujos elementos são em número finito gerem um número infinito de expressões linguísticas. O autor propõe que o número gramatical, que, de modo geral, tem palavras equivalentes a um, dois e muitos, reflete o sistema de representação precisa de números pequenos. Quanto aos números maiores, em muitas linguagens se adota uma invenção cultural, qual seja, os sistemas numéricos. Estes surgem quando a operação recursiva combinatória Merge integra os dois sistemas numéricos básicos preexistentes. Ou seja, o Merge faz interface com a faculdade de linguagem, bem como com o sistema de representação exata de números pequenos e com o de aproximação numérica, integrando todos os três. Discute-se a possibilidade de testar empiricamente a hipótese.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Paulo Sérgio Teixeira do Prado, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Pedagogue, Master in Education (UFSCar) and PhD in Experimental Psychology (USP), professor at Unesp-Marília since 1996, teaching in undergraduate courses and linked to the Graduate Program in Teaching and Formative Processes (PPGEPF) (interunits).

 

References

ANTELL, Sue Ellen; KEATING, Daniel P. Perception of numerical invariance in neonates. Child Development, p. 695-701, 1983. https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=d7cfab15c765c7684ce7a32c744a2f95a7145f17

BERGER, Andrea; TZUR, Gabriel; POSNER, Michael I. Infant brains detect arithmetic errors. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 103, n. 33, p. 12649-12653, 2006. https://doi.org/10.1073/pnas.0605350103

COHEN, Leslie B.; MARKS, Kathryn S. How infants process addition and subtraction events. Developmental Science, v. 5, n. 2, p. 186-201, 2002. https://doi.org/10.1111/1467-7687.00220

COUBART, Aurélie et al. Dissociation between small and large numerosities in newborn infants. Developmental Science, v. 17, n. 1, p. 11-22, 2014. https://doi.org/10.1111/desc.12108

DESTÉFANO, Mariela N. The Problem of Merge. Análisis Filosófico, v. 40, n. 1, pp. 63-91, 2020. https://doi.org/10.36446/af.2020.338

GELMAN, R. (1972). Logical capacity of very young children: Number invariance rules. Child Development. 43, 75-90. https://ruccs.rutgers.edu/images/personal-rochel-gelman/publications/1972LogicalCapacity.pdf

HIRAIWA, Ken. The faculty of language integrates the two core systems of number. Frontiers in Psychology, v. 8, p. 351, 2017. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00351

KOBAYASHI, Tessei et al. Baby arithmetic: One object plus one tone. Cognition, v. 91, n. 2, p. B23-B34, 2004. https://doi.org/10.1016/j.cognition.2003.09.004

KOECHLIN, Etienne; DEHAENE, Stanislas; MEHLER, Jacques. Numerical Transformations in Five-month-old Human Infants. Mathematical Cognition, v. 3, n. 2, p. 89-104, 1997. https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=98f6d3f41de006de7db110dae068d542dde77cd7

McCRINK, Koleen; WYNN, Karen. Large-number addition and subtraction by 9-month-old infants. Psychological Science, v. 15, n. 11, p. 776-781, 2004. https://doi.org/10.1111/j.0956-7976.2004.00755.x

CLEARFIELD, Melissa Wechsler; MIX, Kelly S. Number versus contour length in infants' discrimination of small visual sets. Psychological science, v. 10, n. 5, p. 408-411, 1999. https://doi.org/10.1111/1467-9280.00177

SHARON, Tanya; WYNN, Karen. Individuation of actions from continuous motion. Psychological Science, v. 9, n. 5, p. 357-362, 1998. https://doi.org/10.1111/1467-9280.00068

SCHLEGER, Franziska et al. Magnetoencephalographic signatures of numerosity discrimination in fetuses and neonates. Developmental Neuropsychology, v. 39, n. 4, p. 316-329, 2014. https://doi.org/10.1080/87565641.2014.914212

SPELKE, Elizabeth S. Core knowledge, language, and number. Language Learning and Development, v. 13, n. 2, p. 147-170, 2017. http://dx.doi.org/10.1080/15475441.2016.1263572

SPELKE, Elizabeth S. What Babies Know: core knowledge and composition. Volume 1. Oxford University Press, 2022. https://doi.org/10.1093/oso/9780190618247.001.0001

STARKEY, Prentice; SPELKE, Elizabeth S.; GELMAN, Rochel. Detection of intermodal numerical correspondences by human infants. Science, v. 222, n. 4620, p. 179-181, 1983. https://www.harvardlds.org/wp-content/uploads/2017/01/starkey1983-1.pdf

STARKEY, Prentice; SPELKE, Elizabeth S.; GELMAN, Rochel. Numerical abstraction by human infants. Cognition, v. 36, n. 2, p. 97-127, 1990. https://doi.org/10.1016/0010-0277(90)90001-Z

STARKEY, Prentice; COOPER JR, Robert G. Perception of numbers by human infants. Science, v. 210, n. 4473, p. 1033-1035, 1980. https://doi.org/10.1126/science.7434014

STRAUSS, Mark S.; CURTIS, Lynne E. Infant perception of numerosity. Child Development, p. 1146-1152, 1981. https://doi.org/10.2307/1129500

XU, Fei; SPELKE, Elizabeth S. Large number discrimination in 6-month-old infants. Cognition, v. 74, n. 1, p. B1-B11, 2000. https://doi.org/10.1016/S0010-0277(99)00066-9

WOOD, Justin N.; SPELKE, Elizabeth S. Infants’ enumeration of actions: Numerical discrimination and its signature limits. Developmental Science, v. 8, n. 2, p. 173-181, 2005. https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2005.00404.x

WYNN, Karen. Addition and subtraction by human infants. Nature, v. 360, n. 6406, p. 768, 1992. https://cte.ku.edu/sites/cte/files/documents/portfolios/green%20hoot/PSYC%20430%20Sample%20in-class%20article%20analysis_checked.pdf

WYNN, Karen. Infants' individuation and enumeration of actions. Psychological Science, v. 7, n. 3, p. 164-169, 1996. https://doi.org/10.1111/j.1467-9280.1996.tb00350.x

WYNN, Karen; BLOOM, Paul; CHIANG, Wen-Chi. Enumeration of collective entities by 5-month-old infants. Cognition, v. 83, n. 3, p. B55-B62, 2002. https://doi.org/10.1016/S0010-0277(02)00008-2

Published

2025-04-11

Métricas


Visualizações do artigo: 59     PDF (Português (Brasil)) downloads: 71

How to Cite

PRADO, Paulo Sérgio Teixeira do. Cognição numérica e linguagem em bebês: uma hipótese sobre a sua relação. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 24, 2025. DOI: 10.37001/remat25269062v24id615. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/615. Acesso em: 30 apr. 2025.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos