A transição da Modelagem para Modelação no contexto de Ensino Médio

Autores/as

  • Fábio Henrique Barbosa fabiohb@live.com
    Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba.
  • Paulo Cesar Oliveira paulodfqm@gmail.com
    UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)/professor associado

Palabras clave:

Modelagem matemática, modelação matemática, proposta de ensino

Resumen

O conteúdo do artigo científico tem por objetivo apresentar a experiência de um aluno de licenciatura envolvido, por um lado, com a modelagem matemática e, por outro lado, com a modelação sob a perspectiva de uma proposta de ensino. O problema de pesquisa envolveu o tema descarte inadequado do óleo de cozinha e implicações ambientais. No que diz respeito à modelagem matemática apresentamos a análise de um dos experimentos realizados pelo primeiro autor. A modelação ficou por conta do planejamento de uma proposta de ensino pautada em conteúdos matemáticos previstos para a terceira série do Ensino Médio. Na transição entre a modelagem e a modelação, em termos de conteúdo escolar, estabelecemos conexões entre gráfico matemático e estatístico. O levantamento de dados e tratamento das informações tem como propósito a conscientização sobre a necessidade de adquirir o hábito de descartar e/ou reutilizar o óleo de cozinha de forma adequada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Fábio Henrique Barbosa, Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba.

Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico (PCNP) da Diretoria de Ensino do município de Sorocaba - SP

Paulo Cesar Oliveira, UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)/professor associado

Professor associado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e docente no curso de Licenciatura em Matemática no campus de Sorocaba.

Citas

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.

BONOTTO, Danusa de Lara; SCHELLER, Morgana; BIEMBENGUT, Maria Salett. A pulverização do Girassol: o processo de modelagem e modelação. Anais do VI Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2014, Curitiba, 2014, 18p.

________________. Professores de Matemática em Ação: Ideias de Modelagem Matemática a Partir do Tangram. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 46, p. 82-91, 2015.

CARVALHO, Dione Luchesi. Trabalho com projetos no ensino e na aprendizagem de estatística: benefícios, problemas, limitações... Educação Matemática em Revista, Porto Alegre, ano 10, v.1, n.10, pp.83-93, 2009.

CAZORLA, Irene Mauricio. A relação entre a habilidade viso-pictórica e o domínio de conceitos estatísticos na leitura de gráficos. 2002. 315p. Tese (Doutorado em Educação). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2002.

COSTA, Daniela Alves da; LOPES, Gilmeire Rulim; LOPES, José Roberto. Reutilização do óleo de fritura como uma alternativa de amenizar a poluição do solo. Revista Monografias Ambientais, Santa Maria, v.14, pp.243-253, 2015.

NUNES, Carla de Azevedo Paes; MELLO, Maria Hermínia de Paula Leite. Método de Ford-Walford aplicado ao modelo generalizado de Von Bertalanffy. Cadernos do IME – Série Matemática, São Paulo, n. 11, pp. 24-34, 2017.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias – Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio. Coordenação de área: Nilson José Machado. 1ª ed. atual. São Paulo, SEE, 2012. 72p.

SELONG, Lisiane Milan. Modelação matemática no ensino médio: elaboração de planta baixa e construção da maquete. Anais do V Jornada Nacional de Educação Matemática, 2014, Passo Fundo, 2014, 10p.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 20. ed. 1996. São Paulo: Cortez, 1996. 272p.

SOARES, Maria Rosana. Um estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre modelagem em educação matemática (de 1979 a 2015) nas áreas de educação e de ensino da Capes: as dimensões fundamentadas e as direções históricas. Tese (Doutorado em educação matemática). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017.

Publicado

2019-01-01

Métricas


Visualizações do artigo: 21     PDF (Português (Brasil)) downloads: 9

Cómo citar

BARBOSA, Fábio Henrique; OLIVEIRA, Paulo Cesar. A transição da Modelagem para Modelação no contexto de Ensino Médio. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 16, n.º 21, p. 119–134, 2019. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/235. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática