A Sala de Apoio à Aprendizagem como espaço para a Modelagem Matemática

Autores/as

  • Laynara dos Reis Santos Zontini laynara88@gmail.com
    Instituto Federal do Paraná - campus Irati
  • Dionísio Burak dioburak@yahoo.com.br
    Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Palabras clave:

Modelagem Matemática, Sala de Apoio à Aprendizagem, Fenomenologia

Resumen

Nesse artigo apresentamos uma discussão sobre o programa Sala de Apoio à Aprendizagem como um espaço para a Modelagem Matemática em uma perspectiva de Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa fenomenológica orientada pela interrogação: Como os professores compreendem a Sala de Apoio à Aprendizagem como espaço para atividades com Modelagem Matemática? A interrogação solicitou ir ao encontro dos professores que trabalham nessas turmas, por isso realizamos uma oficina sobre Modelagem Matemática com esses sujeitos a partir da qual foram produzidos os dados da pesquisa. A fala dos professores revelou a Sala de Apoio como espaço fértil para atividades com Modelagem, mas sinalizou a necessidade de lógicas formativas que contribuam com mudança da prática docente.

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Biografía del autor/a

Laynara dos Reis Santos Zontini, Instituto Federal do Paraná - campus Irati

Possui graduação em matemática pela Universidade Federal do Paraná (2010) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2014). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é professora do Instituto Federal do Paraná campus Irati.

Dionísio Burak, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1973), mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Atualmente é rt-20 da Universidade Estadual de Ponta Grossa no Programa de Pós-Graduação em Educação e rt-20 do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Matemática. Professor titular aposentado do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste em (2013). Pesquisador Sênior da Fundação Araucária.

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Publicado

2019-01-01

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Cómo citar

SANTOS ZONTINI, Laynara dos Reis; BURAK, Dionísio. A Sala de Apoio à Aprendizagem como espaço para a Modelagem Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 16, n.º 21, p. 135–153, 2019. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/236. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática