A aritmetica e seus reflexos no ensino para aprendizagem da álgebra

Autores/as

  • Edelweis José Tavares Barbosa edelweisb@yahoo.com.br
    IFPE/Campus Pesqueira
  • Clovis Gomes da Silva Junio gomesclv@ig.com.nr
    UPE/FACETEG

Resumen

No processo de escolarização tradicional, a criança é introduzida ao conhecimento matemático formal a partir do  estudo da Aritmética, desenvolvendo habilidades numéricas nas operações básicas de adição, subtração, multiplicação  e divisão. O ensino da Álgebra é iniciado apenas no 7º ano, sendo introduzidos cálculos algébricos com variáveis  representadas por letras. A comunicação através de uma linguagem diferente, puramente simbólica é fonte de conflitos  e fracassos na Matemática escolar. (GARCIA apud TELES, 2004, p.9) Para Lins e Gimenez (1997, p.162) a educação  Aritmética e Algébrica deve ocorrer de forma integrada, a fim de favorecer a construção do pensamento abstrato.  Buscou‐se  com  este  estudo  analisar  os  reflexos  dos conhecimentos  sobre  Aritmética  para  o  aluno  ao  efetuar  as  operações e manipulações Algébricas, a partir de uma abordagem metodológica descritiva, exploratória de análise  quantitativa. A amostragem foi composta por 67 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública.  Foram aplicados dois testes com seis questões, sendo o primeiro sobre Aritmética e o segundo sobre Álgebra. Podemos  observar as seguintes constatações: que os alunos são bem sucedidos na resolução de problemas aritméticos, mas não  têm o mesmo êxito na resolução de problemas algébricos; existe uma similaridade entre os erros cometidos nas  operações Aritméticas e Algébricas. Como averiguado por Teles (2004, p.14) algumas dificuldades que o aluno tem em  Álgebra estão relacionadas a obstáculos conceituais em Aritmética que não foram corrigidas.

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Citas

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Publicado

2011-01-01

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Cómo citar

TAVARES BARBOSA, Edelweis José; SILVA JUNIO, Clovis Gomes da. A aritmetica e seus reflexos no ensino para aprendizagem da álgebra. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 13, n.º 15, p. 79–88, 2011. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/310. Acesso em: 30 abr. 2025.

Número

Sección

Relato de Experiência