Realidade e geometria à luz do referencial freireano: uma análise bibliográfica em teses e dissertações

Autores/as

DOI:

10.37001/remat25269062v22id390

Palabras clave:

Cotidiano, Educação Matemática, Leitura do mundo, Totalidade concreta

Resumen

Imbricações entre a realidade e a geometria estão presentes na Educação Matemática por meio das distintas representações que se pode fazer dos conceitos geométricos com objetos físicos, ou pela contextualização do ensino que leva em consideração a realidade dos sujeitos para apresentar esses conceitos. Considerando esse contexto, e adotando a perspectiva de Paulo Freire da educação, este artigo tem por objetivo compreender como o referencial freireano tem sido utilizado nas pesquisas sobre geometria, especialmente aquelas que enfocam a relação desta área com a realidade e/ou o cotidiano dos sujeitos. Para isso, foi adotada a abordagem de pesquisa qualitativa com o uso da revisão bibliográfica sobre teses e dissertações nacionais. Foram encontradas seis dissertações aderentes ao objetivo estabelecido. Como resultados, ficou evidente que quando os pesquisadores promovem investigações e diálogos com os estudantes, eles acabam incentivando a vocação ontológica de ser mais, estimulando a consciência reflexiva na relação com o outro. Também, ao realizarem as pesquisas em ambientes de sala de aula ou das comunidades dos participantes, houve potencial para provocar mudanças na compreensão do mundo pelos estudantes, utilizando a leitura da palavra baseada nos conhecimentos de geometria. Há ainda destaque para os estudos que se concentraram na Educação de Jovens e Adultos, bem como da utilização de maquetes e softwares como representações geométricas do entorno físico dos sujeitos com o objetivo de discutir e problematizar aspectos da realidade. Por fim, algumas questões para novas investigações são abordadas, enfatizando que para compreender o referencial freireano em relação à realidade e ao cotidiano, é crucial reconhecer que a realidade não deve ser abordada de maneira fragmentada, mas sim compreendida em sua totalidade concreta, considerando sua complexidade como um espaço de interações humanas.

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Biografía del autor/a

Douglas Ribeiro Guimarães, Universidad Estatal Paulista

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

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Publicado

2024-08-01

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Cómo citar

GUIMARÃES, Douglas Ribeiro. Realidade e geometria à luz do referencial freireano: uma análise bibliográfica em teses e dissertações. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 22, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v22id390. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/390. Acesso em: 30 abr. 2025.

Número

Sección

Edição Especial - Educação Matemática com Paulo Freire: práticas, pesquisas e políticas