O diálogo e a escuta numa Feira de Matemática

Autores/as

DOI:

10.37001/remat25269062v22id436

Palabras clave:

Feira de Matemática, Estudantes Expositores, Comunicação, Paulo Freire

Resumen

Com quase 40 anos de existência no estado de Santa Catarina, uma Feira de Matemática (FMat) pode ser entendida como um processo constituído pelos momentos de planejamento de um trabalho, apresentação dele no dia da exposição e avaliação. No que se refere ao dia da exposição dos trabalhos, os(as) estudantes expositores(as) ao dialogarem sobre a Feira, remetem-se à ele com bastante entusiasmo e alegria, uma vez que apresentam seus trabalhos ao público geral, interagem com professores(as), avaliadores(as) e outros(as) expositores(as). Com base nisso, neste artigo temos como objetivo apresentar o dia da exposição dos trabalhos na FMat como um espaço e tempo de diálogo e escuta na perspectiva freireana. Para tanto, dentro de uma abordagem qualitativa de pesquisa, analisou-se entrevistadas realizadas com estudantes expositores(as) de uma Feira Regional de Matemática. Dentre os resultados, destacamos que o dia da exposição se torna espaço e tempo para o diálogo e a escuta, dado que permite aos(às) estudantes aprendizagens, compartilhamento de ideias, interação e comunicação com outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marília Zabel, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Ana Paula dos Santos Malheiros, Universidad Estatal Paulista

Livre Docente em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Citas

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa e pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola (orgs.) Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. p. 111-124.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1999.

BUBER, Martin. Do diálogo e do dialógico. São Paulo: Perspectiva, 2014.

DICIONÁRIO ONLINE PORTUGUÊS. Disponível em: www.dicio.com.br.

DOMITE, Maria do Carmo dos Santos. Na trilha da etnomatemática: alteridade e escuta em Freire. Boletim do LABEM, v. 7, n. 12, p. 24-34, 2016.

DUARTE, Rosália. Entrevistas em Pesquisas Qualitativas. Educar, Curitiba, n. 24, p. 213-225, 2004.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 22ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 54ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 9ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2022.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: O cotidiano do professor. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Partir da Infância: Diálogos sobre educação. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donald. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 8ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

GADOTTI, Moacir; FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Cortez – Autores Associados, 1985.

GARNICA, Antônio Vicente Marafioti. História Oral e Educação Matemática. In:

GOLDENBERG, Miriam. A Arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2011.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LINCOLN, Yvonna S.; GUBA, Egon G. Naturalistic Inquiry. Londres: Sage Publications. Lisboa – Portugal: Edições 70, 1985.

OLIVEIRA, Fátima Peres Zago de; PIEHOWIAK, Ruy; ZANDAVALLI, Carla. Gestão das Feiras de Matemática: Em movimento e em rede. In: HOELLER, Solange Aparecida de Oliveira et al. (Orgs.). Feiras de Matemática: percursos, reflexões e compromisso social. Blumenau: IFC, 2015. p. 32-47.

PENA, Alexandra Coelho. Diálogo, alteridade e agir ético na educação: um encontro entre Martin Buber, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 62, p. 751-781, mai./ago. 2017.

REGIMENTO DA 35ª FEIRA CATARINENSE DE MATEMÁTICA. 2019.

Saul, 2010, p. 269).

SANTIAGO, Maria Betânia; RÖHR, Ferdinand. Diálogo e responsabilidade: A Formação Humana nos Discursos de Martin Buber. In: Reunião Anual da ANPEd, 29, 2006, Caxambu (MG). Anais…, Caxambu, 2006.

SAUL, Ana Maria. Verbete: Escuta. In: STRECK, Danilo Romeu; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

SCHELLER, Morgana; ZABEL, Marília. Os Propósitos da Avaliação na Feira de Matemática. Bolema, v. 34, n. 67, p. 697-718, 2020.

SILVA, Hélio dos Santos; TOMELIN, Luciane Zickuhr. Construção, orientação e avaliação de trabalhos em feiras de matemática. Blumenau: Odorizzi, 2008.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

ZABEL, Marília; SCHELLER, Morgana. Contribuições de uma ação avaliativa para o Movimento em Rede da Feira de Matemática: um estudo de caso. Educar em Revista, v. 39, p. 1-26, 2023.

ZABEL, Marília. A Feira de Matemática como possibilidade para uma Práxis Educativa.

143. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". IGCE/UNESP, Rio Claro-SP. 2024.

Zitkoski, Jaime José. Verbete: Diálogo. In: STRECK, Danilo Romeu; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

Publicado

2024-08-01

Métricas


Visualizações do artigo: 184     PDF (Português (Brasil)) downloads: 136

Cómo citar

ZABEL, Marília; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. O diálogo e a escuta numa Feira de Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 22, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v22id436. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/436. Acesso em: 30 abr. 2025.

Número

Sección

Edição Especial - Educação Matemática com Paulo Freire: práticas, pesquisas e políticas