Os por quês matemáticos da educação básica: compreensões de um grupo de licenciandos da UFPE
DOI:
10.37001/remat25269062v20id489Palabras clave:
Por quês matemáticos; Perguntas; Ensino de matemática; Educação básica.Resumen
Os por quês matemáticos são questionamentos relacionados a algum procedimento matemático ou a seu resultado. Este artigo, recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso, traz resultados de um estudo de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. O objetivo do presente estudo foi analisar a postura de um grupo de licenciandos do curso de Matemática da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE frente a alguns por quês matemáticos que surgem na educação básica. Para a obtenção dos dados, que nortearam as análises e resultados deste trabalho e contribuíram para o alcance do nosso objetivo, utilizamos um questionário online composto de quatro perguntas subjetivas. Sendo este, respondido por vinte e um licenciandos do curso de Matemática da UFPE. De modo geral, constatou-se que grande parte dos participantes se sentem inseguros diante dos por quês matemáticos, e poucos conseguem argumentar sobre esses questionamentos de uma maneira que possa proporcionar que o aluno construa o seu conhecimento com significado.
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