Reconhecimento, Redistribuição e uma pauta de pesquisa em Currículo e Educação Matemática: o formar e investigar em grupo
DOI:
10.37001/remat25269062v21id500Resumen
Neste texto, compartilhamos reflexões, discussões e experiências de um grupo que estrutura, metodologicamente, pesquisas e a formação das pessoas que o constituem a partir de grupos. Apresentamos o arcabouço teórico de Justiça Social empreendido por Nancy Fraser por ele apresentar destaque nas investigações realizadas no âmbito do grupo. Discutimos como a formação em grupo proporciona um espaço de reflexão crítica e colaborativa, onde professores e pesquisadores podem questionar as normas estabelecidas e explorar novas abordagens pedagógicas e metodológicas. Além disso, discorremos sobre como esses grupos podem desafiar as estruturas de poder presentes no ensino da matemática, questionando modelos tradicionais de transmissão de conhecimento e promovendo práticas mais participativas e democráticas. No que se refere à forma, após apresentação ensaística sobre a importância de grupos no fazer e pesquisar em educação matemática, trazemos trechos uma conversa, realizada em grupo, sobre a experiência de fazer pesquisas e se formar em grupo, tendo como referencial o horizonte emancipatório de Nancy Fraser.
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