Do RCNEI à BNCC: Concepção Curricular e Exploração da Matemática com Crianças Pequenas

Autores/as

DOI:

10.37001/remat25269062v24id611

Palabras clave:

Currículo da Educação Infantil, Educação Matemática na Infância, Análise Documental.

Resumen

Analisamos, neste texto, o discurso acerca do currículo da Educação Infantil na perspectiva de compreender e identificar de que maneira a linguagem matemática está orientada para constituir uma prática pedagógica com crianças de 4 a 5 anos e 11 meses. Para este fim, os documentos analisados foram: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (Brasil, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular BNCC (Brasil, 2017). A metodologia adotada trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva-analítica, cujo instrumento de produção de dados foi a análise documental. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizado um levantamento de dados, a fim de identificar como a linguagem matemática encontra-se direcionada/orientada nas práticas pedagógicas, ressaltando a importância das ações de comunicação matemática dentre outras possibilidades e desafios dos campos de experiência da/na Educação Infantil. Perante a análise, foi possível concluir que ambos os documentos, em sua essência, desconsideram muitos aspectos da infância no contexto de cada indivíduo, deixando de abordar de forma adequada os contextos locais e as especificidades da criança, sendo esta direcionada para um desenvolvimento/aprendizagem focando no ensino mecânico em nome de uma pretensa escolarização precoce, muito embora, os documentos reconheçam a necessidade de constituir um currículo a partir das interações e da brincadeira.

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Biografía del autor/a

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidad Estatal Paulista

Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP-Marília). Docente Permanente dos seguintes progromas: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/Unesp).

Danielle Abreu Silva, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), linha de pesquisa "Educação Escolar: Teorias e Práticas". Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/Unesp).

Giovana Maschio Pereira dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/Unesp).

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Publicado

2025-03-24

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Cómo citar

CIRÍACO, Klinger Teodoro; SILVA, Danielle Abreu; SANTOS, Giovana Maschio Pereira dos. Do RCNEI à BNCC: Concepção Curricular e Exploração da Matemática com Crianças Pequenas. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 24, 2025. DOI: 10.37001/remat25269062v24id611. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/611. Acesso em: 30 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos