Estação de Saberes, Multiletramento e a integração das Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de Geometria
DOI:
10.37001/remat25269062v24id619Palabras clave:
Estação do Saber, Ensino e aprendizagem, Matemática, Multiletramentos, TDICsResumen
O estudo, apresenta e avalia a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), especialmente o software GeoGebra e a plataforma Khan Academy, na Estação do Saber "A Geometria na Construção". Tem por objetivo investigar como a integração das TDICs, especialmente o software GeoGebra e a plataforma Khan Academy, na Estação do Saber "A Geometria na Construção", pode contribuir para a aproximação dos estudantes do Ensino Médio com os conceitos geométricos, promovendo uma aprendizagem interdisciplinar e interativa, baseada na troca dialógica e na construção coletiva do conhecimento. A fundamentação teórica se sustenta em Freire; Rojo; Moran; Valente; e Almeida e colaboradores. Assim, o presente estudo qualitativo foi constituído estudantes e os dados obtidos por meio de um questionário semiestruturado foram descritos e analisados sob à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram a eficácia da abordagem, mostrando que a ES, quando integrada às TDICs, promoveu um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo. A interatividade proporcionada pelas tecnologias digitais enriqueceu o processo de ensino, permitindo que os estudantes explorem conceitos geométricos de maneira prática e visual.
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