Estação de Saberes, Multiletramento e a integração das Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de Geometria

Autores/as

DOI:

10.37001/remat25269062v24id619

Palabras clave:

Estação do Saber, Ensino e aprendizagem, Matemática, Multiletramentos, TDICs

Resumen

O estudo, apresenta e avalia a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), especialmente o software GeoGebra e a plataforma Khan Academy, na Estação do Saber "A Geometria na Construção". Tem por objetivo investigar como a integração das TDICs, especialmente o software GeoGebra e a plataforma Khan Academy, na Estação do Saber "A Geometria na Construção", pode contribuir para a aproximação dos estudantes do Ensino Médio com os conceitos geométricos, promovendo uma aprendizagem interdisciplinar e interativa, baseada na troca dialógica e na construção coletiva do conhecimento. A fundamentação teórica se sustenta em Freire; Rojo; Moran; Valente; e Almeida e colaboradores. Assim, o presente estudo qualitativo foi constituído estudantes e os dados obtidos por meio de um questionário semiestruturado foram descritos e analisados sob à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram a eficácia da abordagem, mostrando que a ES, quando integrada às TDICs, promoveu um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo. A interatividade proporcionada pelas tecnologias digitais enriqueceu o processo de ensino, permitindo que os estudantes explorem conceitos geométricos de maneira prática e visual.

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Biografía del autor/a

Jonas Evangelista Silva, Universidade Federal da Bahia

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Rosemary Aparecida Santiago, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). 

Flaviana dos Santos Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com período Sanduíche na Universidade do Minho (UMinho), Portugal. Professora do Departamento de Ciências Exatas, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

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Publicado

2025-05-28

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Cómo citar

SILVA, Jonas Evangelista; SANTIAGO, Rosemary Aparecida; SILVA, Flaviana dos Santos. Estação de Saberes, Multiletramento e a integração das Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de Geometria. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 24, 2025. DOI: 10.37001/remat25269062v24id619. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/619. Acesso em: 10 jun. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos