Apontamentos para o ensino da matemática escolar sob inspiração wittgensteiniana
DOI:
10.37001/remat25269062v20id786Palavras-chave:
Fundamentos da matemática, Prova matemática, Wittgenstein, Educação MatemáticaResumo
O texto reúne algumas reflexões sobre a natureza da matemática e seu ensino no contexto escolar, ancoradas nos resultados terapêuticos obtidos na segunda fase do pensamento do filósofo Ludwig Wittgenstein sobre os fundamentos da matemática. Dentre eles, a ideia de autonomia das proposições matemáticas em relação ao empírico que resulta de sua crítica ao modelo referencial da linguagem presente nas concepções realistas e idealistas da matemática, relativizando-se, assim, crenças dogmáticas sobre a natureza de seus conteúdos, com implicações imediatas para as práticas pedagógicas. Tem-se como hipótese central, que ao ser explicitada a função normativa (e não descritiva) dos enunciados matemáticos, vários equívocos e confusões podem ser evitadas no ensino da disciplina, que ocorrem, em boa parte das vezes, quando se introduz métodos característicos das ciências naturais que levariam supostamente à descoberta de conteúdos matemáticos em geral. Observa-se que, ao se desconsiderar o papel distinto desempenhado pelas proposições matemáticas em relação ao das proposições empíricas, passa-se a se acreditar que as conjecturas matemáticas seriam hipóteses a serem testadas através de experimentações empíricas, relegando-se as provas matemáticas a segundo plano, ou mesmo descartando-as, como se a formalidade da matemática fosse um empecilho para a sua aprendizagem no contexto escolar. Em contraposição a esta crença, propõe-se na formação dos professores a explicitação da função paradigmática das demonstrações formais, que não só produzem novos sentidos, como também instruem o aluno a empregar os teoremas que fazem parte do currículo escolar. Conclui-se o texto propondo-se diretrizes preventivas de confusões na sala de aula advindas de pedagogias permeadas por concepções filosóficas sobre os fundamentos da matemática que, por sua vez, estão atreladas a uma concepção referencial da linguagem matemática.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
GERRARD, Steve. Wittgenstein in transition: the philosophy of mathematics. Tese de doutorado. Chicago, Illinois: Department of Philosophy - University of Chicago, 1987.
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. “Uma Reflexão sobre o Sentido Linguístico Rumo a uma Pedagogia de Inspiração Wittgensteiniana”. Revista Educação e Realidade, vol. 45, nº 3, 2020.
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. “Formation de certitudes et comprèhension”.
Cahiers de Philosophie du Langage. Images du Monde–Quelle place pour la science, vol. 9, pp.153-175, 2015.
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. “Três concepções de significado na Matemática: Bloor, Granger e Wittgenstein”. In: Wittgenstein: aspectos pragmáticos. Campinas: UNICAMP, Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, 2007.
HARDY, G. H. Em defesa de um matemático. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
MORENO, Arley Ramos. Wittgenstein através das imagens. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1995.
MORENO, Arley Ramos. Introdução a uma pragmática filosófica. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.
MORENO, Arley Ramos. Wittgenstein - Apontamentos para uma epistemologia do uso. Salvador: Quarteto Editora, 2013.
Wright, Crispin. Wittgenstein on the Foundations of Mathematics. London: Duckworth, 1980.
Wittgenstein, Ludwig. Bemerkungen über die Grundlagen der Mathematik. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1989.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Wittgenstein’s lectures on the foundations of mathematics. Editado por Cora Diamond. Chicago: The University of Chicago Press, 1989.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Bemerkungen über die Grundlagen der Mathematik. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1989.
WITTGENSTEIN, Ludwig. On certainty Oxford:Blackwell, 1979.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Fichas (Zettel) Lisboa: Edições 70, 1981.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Trad. José Carlos Bruni. Rio de Janeiro: Nova Cultural, 1999.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 210 PDF downloads: 88
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.