Neoliberal Mathematics Education Research in the Service of Big Capital
DOI:
10.37001/remat25269062v20id797Palavras-chave:
Imperialismo, Exclusão, Marxismo, Neoliberalismo, Economia PoliticaResumo
Neste artigo, argumento que a Pesquisa em Educação Matemática (PEM) internacional é ditada pelos interesses e pela agenda dos países imperialistas, que des-historiciza as condições materiais das nações imperializadas e empobrecidas, ao mesmo tempo em que ofuscam deliberadamente as razões econômicas subjacentes ao “fracasso” do aprendizado da matemática resultados de seus alunos. Em vez disso, sob o pretexto de melhorar o ensino/aprendizagem da matemática, tais pesquisas costumam culpar as próprias pessoas desses países imperializados pelos 'baixos resultados de aprendizagem' de seus alunos, atribuindo-os a crenças, mentalidades, práticas “culturais” e “locais”, etc., produzindo assim justificativas acadêmicas para a destruição neoliberal de seus sistemas públicos de educação. Começo meu argumento baseando-me em meu estudo de pesquisa de doutorado com alunos de matemática com deficiência visual de comunidades marginalizadas socioeconomicamente na Índia. Em seguida, apresento uma breve visão geral de alguns trabalhos de pesquisa em educação matemática no contexto dos países da África Subsaariana para ilustrar meu ponto.
Downloads
Métricas
Referências
BLACK, Eugene R. THE DOMESTIC DIVIDENDS OF FOREIGN-AID. Columbia Journal of World Business, vol. 1, p. 21-27, 1965.
D'SOUZA, Rossi. Exploring Implications of the Social Model of Disability for Mathematics Education. Apr. 2021. Available from: https://www.hbcse.tifr.res.in/research-development/ph.d.-theses/rossi-dsouza-phd-thesis.pdf/. Accessed: 16 Dec. 2022.
GOBEDE, Fraser. Investigating mediation strategies used by early years mathematics teachers in Malawi. In: Eleventh Congress of the European society for research in Mathematics Education (CERME11), 2022, Utrecht. [S. l.: s. n.].
HIRANANDANI, Vanmala; SONPAL, Deepa. Disability, Economic Globalization and Privatization: A Case Study of India. Disability Studies Quarterly, vol. 30, no. 3/4, 24 Aug. 2010. Available from: https://doi.org/10.18061/dsq.v30i3/4.1272. Accessed: 16 Dec. 2022.
LUNETA, Kakoma (ed.). Mathematics Teaching and Professional Learning in sub-Sahara Africa. Cham: Springer International Publishing, 2021. E-book. ISBN 9783030827229. Available from: https://doi.org/10.1007/978-3-030-82723-6. Accessed: 16 Dec. 2022.
MAZANA, Mzomwe Yahya; MONTERO, Calkin Suero; CASMIR, Respickius Olifage. Assessing Students’ Performance in Mathematics in Tanzania: The Teacher’s Perspective. International Electronic Journal of Mathematics Education, vol. 15, no. 3, p. em0589, 22 Apr. 2020. Available from: https://doi.org/10.29333/iejme/7994. Accessed: 16 Dec. 2022.
OTTEVANGER, Wout; VAN DEN AKKER, Jan; DE FEITER, Leo. Developing Science, Mathematics, and ICT Education in Sub-Saharan Africa. [S. l.]: The World Bank, 2007. E-book. ISBN 9780821370704. Available from: https://doi.org/10.1596/978-0-8213-7070-4. Accessed: 16 Dec. 2022.
ROWEN, Hobart. IMF Approves $5.8 Million Loan to India. 10 Nov. 1981. Available from: https://www.washingtonpost.com/archive/business/1981/11/10/imf-approves-58-million-loan-to-india/c4c73303-4bc9-4a78-ac31-680b093e658e/. Accessed: 16 Dec. 2022.
SHARMA, Vijender. UPA's Agenda of Academic 'Reforms' Facilitating Trade in Higher Education. Social Scientist, vol. 38, no. 9/12, p. 91-127, 2010.
STIGLITZ, Joseph E. Globalization and its discontents. New York: W. W. Norton, 2002b. 282 p. ISBN 0393051242.
TABULAWA, Richard. Teaching and learning in context: Why pedagogical reforms fail in sub-Saharan Africa. Dakar, Senegal: CODESRIA, Council for the Development of Social Science Research in Africa, 2013. 176 p. ISBN 9782869785694.
TAKKER, Shikha et al. Teachers’ knowledge of students’ thinking inferred from lesson plans in lesson study. In: EPISTEME 9, Mumbai: Homi Bhabha Centre for Science Education, Tata Institute of Fundamental Research, 2022. p. 397-405.
TUKDEO, Shivali. India Goes to School: Education Policy and Cultural Politics. [S. l.]: Springer, 2019. 150 p. ISBN 9788132239550.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 135 PDF (English) downloads: 101
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.