Sala de Aula Invertida e Colaboração: uso de videoaulas na Educação Matemática
DOI:
10.37001/remat25269062v20id484Palavras-chave:
Sala de Aula Invertida; Colaboração; Vídeos.Resumo
O advento da pandemia COVID-19 e do ensino remoto emergencial intensificaram o uso de metodologias de ensino aliadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de aprendizagem. Neste sentido, o presente trabalho apresenta resultados de um Estudo de Caso sobre o uso de vídeos na Sala de Aula Invertida (SAI), usando a colaboração em um cenário de aulas presenciais, após dois anos de ensino remoto emergencial. Foram observados 36 discentes matriculados na 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública, divididos em dois grupos, um experimental e outro de controle, os quais participaram de um processo on-line e presencial, composto por etapas com atividades de Matemática. Os resultados apontaram que o uso de vídeos na proposta da SAI melhorou a aprendizagem, gerando mais autonomia, gestão de tempo e participação dos alunos.
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