Entre o conteúdo e o contexto: a distribuição das tarefas de geometria nos livros didáticos do Novo Ensino Médio
DOI:
10.37001/remat25269062v24id620Palavras-chave:
Livro didático de Matemática; Referências de contexto; Conteúdos de Geometria; Tarefas.Resumo
Este artigo analisa a distribuição das referências de contexto nas tarefas de Geometria presentes nos Livros Didáticos (LD) de Matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021, no âmbito do Novo Ensino Médio (NEM), focando os conteúdos explorados e a relação entre conteúdo e contexto. A investigação, de abordagem qualitativa, é sustentada pelo Sistema Teorema e por uma fundamentação teórica que compreende distintas classificações de contextos, com ênfase nos tipos: Puramente Matemático, Realidade, Semirrealidade (razoável e não razoável) e Artificial. Foram analisadas 21 obras didáticas, totalizando 6868 tarefas de Geometria, as quais foram categorizadas de acordo com os conteúdos geométricos abordados e o tipo de referência de contexto presente. Os resultados indicam a predominância de tarefas com referência de contexto Puramente Matemático em todos os clusters de conteúdos geométricos, sendo as exceções os clusters Área de Figuras Planas e Corpos Redondos, que apresentaram distribuição mais equilibrada entre os distintos tipos de contexto. Além disso, observou-se que os clusters Transformações Geométricas e Geometria Espacial de Posição são os que mais abrangem tarefas em contexto da Realidade. Por outro lado, preocupações emergem com a presença de tarefas classificadas como Semirrealidade não razoável, que carecem de plausibilidade e podem enfraquecer o vínculo entre a Matemática e a vida real. A pesquisa evidencia a necessidade de maior equilíbrio na seleção dos contextos das tarefas propostas, de modo que os LD contemplem não apenas aspectos conceituais e procedimentais, no âmbito da Geometria, mas também promovam a criatividade, a criticidade e a aplicabilidade da Matemática em situações reais. Tais resultados podem subsidiar autores, avaliadores e professores na construção e seleção de tarefas que contemplam uma diversidade maior dos tipos de contextos, de modo que os estudantes possam, ao longo do processo de aprendizagem, vivenciar as diferentes possibilidades de contextos.
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