A Matemática Crítica e a Educação Financeira: compreender, analisar e tomar decisão

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id720

Palavras-chave:

Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Estratégia Nacional de Educação Financeira

Resumo

A proposta deste artigo é analisar algumas contribuições que a Educação Matemática Crítica (EMC) pode promover na construção da Educação Financeira (EF) de um cidadão. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivos específicos: definir os conceitos exigidos sobre Educação Financeira no currículo obrigatório do Ensino Fundamental – Anos Finais (EFAF), descrever em qual contexto social e acadêmico o tema é trabalhado e apresentar sugestões de como estimular o aluno a refletir sobre o assunto de maneira crítica e autônoma.  Para essa análise apropriou-se da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) como norteadores e estabeleceu-se conexões com a EMC. Como resultados dessa pesquisa, observou-se a existência de lacunas na BNCC no que tange a EF, a falta de orientações ao professor nos livros didáticos e a carência de uma formação continuada. Destacou-se, também, a importância que a EF tem na construção de uma sociedade crítica, consciente e sustentável.

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Biografia do Autor

Robson Luiz da Costa Rosa, Colégio Pedro II – MPPEB-CPII

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui MBA em Planejamento e Finanças pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Aluno do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica no Colégio Pedro II (MPPEB-CPII). Professor de Matemática da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) atuando no Ensino Fundamental – Anos Finais.

Christine Sertã Costa, Colégio Pedro II (CPII), Instituto Federal, Departamento de Matemática, Rio de Janeiro

Doutora em Pesquisa Operacional (COPPE/UFRJ). Professora de Matemática do Colégio Pedro II (CPII) atuado na Educação Básica e no Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB-CPII). Professora de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) atuando na graduação e no PROFMAT, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

23-01-2023

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Como Citar

COSTA ROSA, Robson Luiz da; COSTA, Christine Sertã. A Matemática Crítica e a Educação Financeira: compreender, analisar e tomar decisão. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023002, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id720. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/3. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos