O Uso de Metodologias Ativas no Ensino de Matemática: o que dizem as pesquisas brasileiras

Autores/as

DOI:

10.37001/remat25269062v20id494

Palabras clave:

Metodologia Ativa; Matemática; Gamificação; ABP; Sala de Aula Invertida.

Resumen

Este artigo tem como objetivo quantificar e descrever pesquisas brasileiras stricto-sensu relativas à temática metodologias ativas e ensino de matemática nos últimos 10 anos. Para isso, realizamos uma revisão sistemática com um viés exploratório acerca do tema, focalizando o uso das seguintes metodologias ativas – gamificação; aprendizagem baseada em problemas – ABP; sala de aula invertida. Os dados foram coletados no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, por meio de recursos de busca avançada e filtros de pesquisa. Utilizamos, pois, as seguintes combinações de palavras: gamificação, gamificação no ensino da matemática, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em problemas no ensino da matemática, sala de aula invertida, sala de aula invertida no ensino da matemática. Encontramos e descrevemos 10 dissertações de mestrado sobre as metodologias ativas escolhidas que enfatizam o uso delas na prática didático-pedagógica de ensino de matemática. Como todas as pesquisas encontradas são dissertações, entendemos que muitas delas serão aprofundadas a nível de doutoramento e ressaltamos a importância da discussão da temática em outros contextos e a partir de diferentes perspectivas. 

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Biografía del autor/a

João Vitor da Silva , Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Estudante da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Geminiano Teixeira Pinto, 94, Casa, Alto Novo, Cacimbinhas, Alagoas, Brasil, CEP: 57570-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3838-7004.  E-mail: joao.silva26@alunos.uneal.edu.br.

Everton Lira da Silva , Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Estudante da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Dr. Moreira e Silva, 59, Casa, Centro, Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil, CEP: 57600-100. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9170-0130.  E-mail: evertonlira382@gmail.com.

Vinicios Avelino da Silva , Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Estudante da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Alto da Boa Vista, 342, Casa, Centro, Estrela de Alagoas, Alagoas, Brasil, CEP: 57625-000. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-5688-3590.  E-mail: vinicios@alunos.uneal.edu.br.

João Ferreira da Silva Neto, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Assistente na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Vieira de Brito, 1268, Casa, São Cristovão, Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil, CEP: 57601-700. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2695-9776.  E-mail: joao.neto@uneal.edu.br.

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Publicado

2023-09-09

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Cómo citar

SILVA , João Vitor da; SILVA , Everton Lira da; SILVA , Vinicios Avelino da; NETO, João Ferreira da Silva. O Uso de Metodologias Ativas no Ensino de Matemática: o que dizem as pesquisas brasileiras. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 20, n.º 01, p. e023113, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id494. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/494. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos