Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id392

Palavras-chave:

Educação Matemática, Tendências, Ensino

Resumo

Ao longo da história do ensino e, especificamente, do ensino de Matemática, ocorreram reformas voltadas para metodologias e procedimentos de ensino. Os movimentos de internacionalização do ensino da matéria geraram várias discussões, e, ao longo do tempo, foram desenvolvidas metodologias, conhecidas como Tendências em Educação Matemática, nos Cursos de Licenciaturas e de Pós-Graduação. Neste estudo, objetivamos conhecer as concepções de professores de Matemática sobre essas tendências, de modo a responder à seguinte questão: Quais as percepções que professores de Matemática têm em relação às Tendências em Educação Matemática? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de um questionário elaborado no Sistema de Formulários Google (Google Forms), enviado aos endereços eletrônicos dos professores selecionados. Os resultados obtidos possibilitaram-nos ter as seguintes informações: todos os professores eram licenciados; todos tiveram conhecimento das têndencias no período da Graduação, no Mestrado ou quando estudavam para concursos públicos; todos faziam uso das tendências em suas práticas de sala de aula e acreditavam proporcionar um ambiente de aprendizagem benéfico para os estudantes.

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Biografia do Autor

Lucas Rocha Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

Mariana Lima Matos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

Irani Parolin Sant’Ana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Atualmente professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

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Publicado

01-01-2021

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Como Citar

SANTOS, Lucas Rocha; MATOS, Mariana Lima; SANT’ANA, Irani Parolin. Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. e021005, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v17id392. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/140. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática, diversas possibilidades