Resolução de Problemas: uma proposta de organização do ensino para a aprendizagem de conceitos matemáticos

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id359

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Aprendizagem, Educação escolar

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar uma proposta de organização do ensino para propiciar a aprendizagem de conceitos matemáticos em meio à resolução de problemas. A partir de um enfoque teórico sobre a aprendizagem e formação de conceitos e a resolução de problemas no ensino de Matemática, delineamos nossa proposta de organização do ensino em quatro etapas: 1) Uso do problema como ponto de partida; 2) Formação do conceito; 3) Definição do conteúdo; 4) Aplicação em novos problemas. A proposta de organização do ensino contribui ao mostrar a importância do foco na aprendizagem de conceitos matemáticos para que os alunos possam transferir o que aprenderam à resolução de problemas, o que evita adotar em sala de aula o simples ato de resolver problemas.

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Biografia do Autor

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá, campus sede Maringá-PR.

Professor do Departamento de Matemática, atuando na área de Educação Matemática nos temas: resolução de problemas no ensino e aprendizagem, formação de professores que ensinam Matemática, formação de conceitos matemáticos.

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Publicado

01-01-2021

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Como Citar

PROENÇA, Marcelo Carlos de. Resolução de Problemas: uma proposta de organização do ensino para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. e021008, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v17id359. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/141. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática, diversas possibilidades

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