Formulação de Problemas de Função Afim: preferências, saberes e vivências dos estudantes
DOI:
10.37001/remat25269062v18id531Palavras-chave:
Formulação de problemas, Função afim, Ensino de matemáticaResumo
Neste trabalho, apresentamos uma experiência de Formulação de Problemas em Matemática para os estudos de Função Afim, que ocorreu em uma turma de 1ª Série do Ensino Médio, de uma Escola Pública Estadual, no município de Marataízes – ES. De natureza qualitativa, os dados foram produzidos no decorrer da etapa de regência do Estágio Supervisionado III, do Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Cachoeiro de Itapemirim – ES. Os estudantes foram convidados a formularem problemas que contemplassem a Lei de Formação de uma Função Afim. A análise dos dados nos permitiu concluir que a Formulação de Problemas reforçou o protagonismo discente nas aulas de matemática, propiciando o desenvolvimento da argumentação e do pensamento crítico, importantes na aprendizagem, e permitiu revelar preferências, saberes e vivências dos estudantes nos problemas formulados, gerando motivação em matemática.
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