Estratégias resolutivas de operações do campo aditivo: uma experiência com estudantes do 6º ano

Autores

  • Cleverton Eugênio do Carmo cleverintellectus@outlook.com
    Escola Municipal Clotildes de Jesus Silva
  • Teresa Cristina Etcheverria tetcheverria@gmail.com
    Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0002-7205-2593

DOI:

10.37001/remat25269062v17id407

Palavras-chave:

Adição e Subtração, Anos Finais do Ensino Fundamental, Estratégias de Resolução

Resumo

Este artigo tem como propósito trazer para discussão o relato de uma experiência de ensino de estratégias resolutivas para operações do campo aditivo realizada com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. O aporte teórico apoia-se nas ideias de Vergnaud para abordar sobre o Campo Conceitual Aditivo e de Humphreys e Parker para discussão das estratégias resolutivas. A discussão usa dados relacionados às estratégias de resolução empregadas por 21 estudantes de uma escola municipal de um povoado do interior do Estado de Sergipe. A experiência de ensino mostrou-nos que os estudantes se sentem mais à vontade ao fazerem uso do algoritmo no formato da “conta armada”, e que as estratégias escolhidas por eles para a adição foram: arredondamento, decomposição de uma parcela e decomposição de ambas as parcelas; e para a subtração usaram somente a estratégia da decomposição do subtraendo.

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Biografia do Autor

Cleverton Eugênio do Carmo, Escola Municipal Clotildes de Jesus Silva

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. Professor contratado do Município de Malhador -SE. Endereço para correspondência: Rua Fausto Alves Bispo, 136, Malhador- SE.

Teresa Cristina Etcheverria, Universidade Federal de Sergipe

Professora da área de ensino de Matemática do Departamento de Matemática de Itabaiana - DMAI

Referências

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Publicado

01-01-2020

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Como Citar

CARMO, Cleverton Eugênio do; ETCHEVERRIA, Teresa Cristina. Estratégias resolutivas de operações do campo aditivo: uma experiência com estudantes do 6º ano. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020055, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id407. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/179. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática