Registro das etapas da Resolução de Problemas como recurso para um melhor desempenho de estudantes em vários níveis de escolaridade
DOI:
10.37001/remat25269062v17id281Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Fases de Entrada, Ataque e Revisão, Educação MatemáticaResumo
Neste artigo, temos por objetivo analisar a contribuição que uma Ficha de Resolução de Problemas pode trazer para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à resolução de problemas. A Ficha foi desenvolvida com o intuito de que os alunos passassem pelas fases de Entrada, Ataque e Revisão propostas por Mason, Burton e Stacey. Trabalhamos problemas multiplicativos com alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, problemas envolvendo funções com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na modalidade EJA e problemas envolvendo equações lineares com alunos de 2º ano de Ensino Médio. Em todos os momentos, os alunos trabalharam em grupo e com o uso dessa ficha. Os resultados evidenciam que todos os públicos compreenderam o conceito matemático apresentado e desenvolveram habilidades de resolução de problemas.
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