Uma análise sobre as estratégias utilizadas por alunos do Nível Superior perante questões envolvendo o Teorema de Pitágoras

Autores

  • Wilson Souza Costa Júnior willcostajr@gmail.com
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ana Paula Perovano apperovano@uesb.edu.br
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Teorema de Pitágoras, Estratégias de resolução, Ensino Superior

Resumo

Apresentaremos aqui o recorte de um estudo que analisou as estratégias adotadas por alunos recém-ingressados no Ensino Superior na Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do interior da Bahia, diante da resolução de questões que envolvem o Teorema de Pitágoras. Adotamos por uma abordagem qualitativa e optamos pela pesquisa descritiva com a aplicação de um questionário a 32 alunos do referido curso, antes que tivessem contato com tal conteúdo na Universidade. Do total de questões analisadas, mais da metade eram respostas erradas, deixadas em branco ou incompletas. A maior parte das estratégias erradas foi classificada como estratégia com indícios de conhecimento do Teorema de Pitágoras, mas com erro nos procedimentos de resolução. Tais resultados nos dão indícios que alunos que ingressam no Ensino Superior ainda apresentam dificuldades que poderiam ter sido sanadas na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Wilson Souza Costa Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Atualmente cursando Mestrado Profissional em Matemática em Rede – PROFMAT. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Ana Paula Perovano, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Assistente do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas

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Publicado

01-09-2019

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Como Citar

COSTA JÚNIOR, Wilson Souza; PEROVANO, Ana Paula. Uma análise sobre as estratégias utilizadas por alunos do Nível Superior perante questões envolvendo o Teorema de Pitágoras. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 16, n. 23, p. 408–425, 2019. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/212. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos