A influência de materiais curriculares no conhecimento profissional docente sobre o campo aditivo

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v21id504

Palavras-chave:

Currículos de Matemática, Relação Professor-Materiais Curriculares, Aprendizagem Docente, Operações Aditivas

Resumo

O artigo é orientado pelo objetivo de discutir a influência de materiais curriculares no conhecimento profissional docente sobre o campo aditivo. O referencial teórico remete aos materiais e a relação que professores tem com eles sob uma perspectiva de conhecimento; também remete à Teoria dos Campos Conceituais e ao Conhecimento da Matemática Incorporada ao Currículo. A análise se deu a partir do mapeamento de problemas aditivos em três volumes do Manual do Professor de um material dos Anos Iniciais, o que possibilitou a classificação dos problemas em conformidade com os significados das operações, e leitura das orientações de ensino que acompanham os problemas. Como principais resultados, foram identificados problemas de composição, transformação e comparação nos três volumes analisados, em correspondência aos significados prescritos em documento curricular, além de problemas envolvendo composição de transformações e transformação de composições, ambos os significados não prescritos. Os problemas incorporam conhecimentos relativos a ideias fundamentais, representações e conexões, complexidade e percurso de aprendizagem. No entanto, é observada a ausência de explicitação desses conhecimentos, bem como a ausência de transparência sobre o que fundamenta as opções didática, metodológica, conceitual e avaliativa da abordagem dos conceitos aditivos.

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Biografia do Autor

Iolanda Marcia de Souza, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Professora da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).

Ana Paula Perovano, Southwest Bahia State University

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Gilberto Januario, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

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Publicado

21-06-2024

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Como Citar

SOUZA, Iolanda Marcia de; PEROVANO, Ana Paula; JANUARIO, Gilberto. A influência de materiais curriculares no conhecimento profissional docente sobre o campo aditivo. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 21, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v21id504. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/504. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Investigações e Práticas Curriculares em Educação Matemática