Modelagem Matemática na Educação Infantil: considerações a partir de uma prática educativa com crianças de 3 e 4 anos

Autores

  • Celenita Ferreira Marcondes marcondes_cele@hotmail.com
    Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro Paraná
  • Vantielen da Silva Silva vantisilva@gmail.com
    Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Palavras-chave:

Matemática, Modelagem Matemática, Educação Infantil

Resumo

A presente pesquisa apresenta reflexões sobre a Modelagem Matemática na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, na qual é prevista a formação de conceitos matemáticos e desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. Mais especificamente, a pesquisa apresenta (I) estudos teóricos sobre Matemática e Modelagem Matemática na Educação Infantil, (II) uma prática com Modelagem Matemática com crianças de 3 e 4 anos e (III) reflexões a partir da prática com Modelagem Matemática. Foi possível perceber que esta metodologia favorece a aprendizagem das crianças que se sentem motivadas e valorizadas em seu processo de escolarização e, também, se caracteriza como um desafio aos educadores infantis que se deparam com uma proposta diferente do que costuma realizar cotidianamente.

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Biografia do Autor

Celenita Ferreira Marcondes, Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO (2018). Especialista em Diversidade Escolar – Comunidades Quilombolas, Indígenas e Educação do Campo pelo Instituto Dimensão (2018). Tem experiência na área da Educação, com atuação na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Vantielen da Silva Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Guairacá (2009). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO (2011). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2014). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG (2018). Desenvolve pesquisas na linha de ensino e aprendizagem, nas temáticas: Formação de professores, ensino de Ciências e Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Publicado

01-01-2019

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Como Citar

MARCONDES, Celenita Ferreira; SILVA SILVA, Vantielen da. Modelagem Matemática na Educação Infantil: considerações a partir de uma prática educativa com crianças de 3 e 4 anos. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 16, n. 21, p. 71–87, 2019. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/232. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática