O Ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: sobre o uso da Modelagem Matemática
Palavras-chave:
Anos Iniciais, Educação Matemática, Modelagem MatemáticaResumo
A Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática tem se apresentado como uma proposta de aprendizado dinâmico, interdisciplinar, visual e concreto, e as pesquisas sobre seu uso nos anos iniciais do Ensino Fundamental tem se ampliado. Diante disso, reconhecendo a necessidade de pesquisar e ampliar as discussões sobre o uso da Modelagem Matemática, o presente trabalho teve como objetivo principal investigar sobre o uso da Modelagem Matemática no ensino da Matemática nos anos iniciais numa escola pública. E, para isso, compreendeu estudos bibliográficos e documentais sobre o ensino de Matemática e sobre a Modelagem Matemática nos anos iniciais e, ainda, a análise de uma prática educativa vivida com alunos do quarto e quinto ano de uma escola do campo, do município de Chopinzinho – PR. Dos estudos e da vivência realizada percebeu-se que a Modelagem Matemática, como metodologia de ensino, oportuniza um ensino mais prazeroso para as crianças, elas se sentem valorizadas e participam ativamente do processo.
Downloads
Métricas
Referências
ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de. Rumo à educação do século XXI: para superar os descompassos do ensino nos anos iniciais de escolaridade. In: BURAK, Dionísio; PACHECO, Edison Roberto; KLÜBER, Tiago Emanuel. (org). Educação Matemática: reflexões e ações. Curitiba: CRV, 2010, p.11-25.
BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24, 2001, Caxambu. Anais… Rio de Janeiro: ANPED, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 3.ed. Brasília: MEC, 2001.
BURAK, Dionísio. Modelagem matemática: uma alternativa para o ensino de matemática na 5ª série. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1987.
_______. Modelagem Matemática e a sala de aula. In Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 01, 2004, Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2004.
_______. Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Revista de Modelagem na Educação Matemática, v. 1, n. 1, 2010, p. 10-27.
FIORENTINI, Dario. Alguns Modos de Ver e Conceber o Ensino de Matemática no Brasil. ZETETIKÉ. Campinas: UNICAMP, ano 3, n. 4, p. 1-36, 1995.
LUNA, Ana Virginia de Almeida; SOUZA, Elizabeth Gomes; SANTIAGO, Ana Rita Cerqueira Melo. A Modelagem Matemática nas Séries Iniciais: o gérmen da criticidade. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v.2, n.2, p. 135-157, 2009.
LUNA, Ana Virginia de Almeida; ALVES, Josélia. Modelagem Matemática: as interações discursivas de crianças da 4ª série a partir de um estudo sobre anorexia. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 05, 2007, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: CNMEM, 2007.
MIORIM, Maria Angela. Introdução à História da Educação Matemática. São Paulo: Atual, 1998.
MORETTI, Vanessa Dias; SOUZA, Neusa Maria Marques de. Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2015.
SILVA, Vantielen da Silva; KLÜBER, Tiago Emanuel. Um olhar pedagógico sobre a Modelagem Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. In: II Seminário de Pedagogia, 2, 2011, Irati. Anais... Irati: Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, 2011, p.14.
_______. Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma investigação imperativa. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 2, nov. 2012.
_______. Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexões e apologia aos seus usos. In ALENCAR, Edvonete Souza de; LAUTENSCHLAGER, Etiene. Modelagem Matemática nos anos iniciais. São Paulo: Sucesso, 2014, p. 07-24.
ZIMER, Tania Teresinha Bruns. Matemática. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Ensino Fundamental de nove anos: orientações pedagógicas para os anos iniciais. Curitiba, 2010, p. 153- 165.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 963 PDF downloads: 174
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.