Conceito de Comunidade de Prática: um olhar para as pesquisas na área da Educação e Ensino no Brasil

Autores

  • Márcio Urel Rodrigues urelrodrigues@gmail.com
    Doutor em Educação Matemática pela Unes https://orcid.org/0000-0001-8932-3815
  • Luciano Duarte Silva lucianoduartee@gmail.com
    Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia/Campus Goiânia/GO https://orcid.org/0000-0003-4510-9053
  • Rosana Giaretta Sguerra Miskulin misk@rc.unesp.br
    Departamento de Matemática do IGCE da Unesp – Campus de Rio Claro/SP.

Palavras-chave:

Comunidade de Prática, Formação de Professore, Estado da Arte, Educação Matemática

Resumo

Este artigo apresenta um excerto relacionado a um aspecto da pesquisa de doutorado que foi desenvolvida na Unesp – Rio Claro. Tal excerto objetiva compreender o desenvolvimento conceitual das Comunidades de Práticas nas três obras de Etienne Wenger e identificar os reflexos desse referencial teórico nas pesquisas na área da Educação e Ensino no Brasil. Para isso, realizamos um mapeamento das pesquisas em Educação e Ensino seguindo os procedimentos das investigações do tipo “estado da arte”. Assim sendo, o corpus foi constituído por 46 pesquisas (20 dissertações e 26 teses) defendidas no período de 2005 a 2016. Esses procedimentos nos conduziram à identificação do desenvolvimento conceitual das Comunidades de Prática nas três obras que Etienne Wenger participa como autor. Notamos que após a publicação da terceira obra - Wenger, Mcdermott e Snyder (2002) -, Wenger apresenta o conceito de Comunidade de Prática próximo da definição enfatizada na referida obra. Apesar disso, constatamos que existe uma predominância da obra Wenger (1998) nas pesquisas que utilizam os pressupostos teóricos das Comunidades de Práticas na área da Educação e Ensino no Brasil; Percebemos a predominância de quatro programas de pós-graduação de quatro IES – Unesp – Rio Claro/SP; Unicamp – Campinas/SP; PUC – São Paulo/SP; e UEL – Londrina/PR - no Brasil que desenvolvem pesquisas na área da Educação e Ensino com os pressupostos das Comunidades de Práticas na perspectiva de Etienne Wenger em suas três obras principais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcio Urel Rodrigues, Doutor em Educação Matemática pela Unes

Me graduei no curso de Licenciatura Plena de Matemática pela UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso em 2004. Me tornei Mestre em Educação Matemática pela UNESP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2007 e em 2016 conclui o Doutorado na mesma instituição com a tese intitulada: Potencialidades do PIBID como Espaço Formativo para Professores de Matemática no Brasil Tenho experiência como professor no Ensino Fundamental e Médio e experiência como formador de futuros professores de Matemática no Curso de Matemática da UNEMAT/MT.  tualmente sou PROFESSOR EFETIVO em DEDICAÇÃO EXCLUSIVA no Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Barra do Bugres na área de Educação Matemática,

Luciano Duarte Silva, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia/Campus Goiânia/GO

Professor lotado no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia/Campus Goiânia/GO, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do IGCE/Unesp – Rio Claro/SP e bolsista PIQS/IFG. 

Rosana Giaretta Sguerra Miskulin , Departamento de Matemática do IGCE da Unesp – Campus de Rio Claro/SP.

Doutora em Educação Matemática, professora adjunta na Universidade Estadual Paulista (Unesp) – SP e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática lotada no Departamento de Matemática do IGCE da Unesp – Campus de Rio Claro/SP. 

Referências

BARTON, D.; TUSTING, K. Beyond Communities of Practice: language, power and social context. New York: Cambridge University Press, 2005.

BOGDAN, R., BIKLEN, S., Investigação Qualitativa em Educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora. 1994.

CYRINO, M. C. C. T. Comunidades de Prática de professores como espaço de investigação sobre formação de professores de matemática. In: BATISTA, I. L.; SALVI, R. F. Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática: perfil de pesquisas. Londrina: EDUEL, 2009, p. 95- 110.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, p. 257-272. 2002. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2014.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

FIORENTINI, Dario. Educação Matemática: Diálogos entre Universidade e Escola (Conferência no X Encontro Gaúcho de Educação Matemática - Unijui). Ijuí/RS, 2009. p. 1-20. Disponível em: . Acesso em: 08 abril. 2017.

IBE/UNESCO, International Bureau of Education/United Nations Educational Scientific and Cultural Organization. Uma Comunidade de Prática como uma rede global dos que desenvolvem currículos. 2005. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2015.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

MISKULIN, R. G. S. Comunidades de Prática Virtuais: Possíveis Espaços Formativos de Professores que Ensinam Matemática. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, Cultura e Diversidade, 10., Salvador. Anais... Salvador: SBEM, 2010, p. 1-10.

RAMOS, W. R.; MANRIQUE, A. L. Comunidade de Prática de Professores que Ensinam Matemática como Espaço de Negociações de Significados sobre a Resolução de Problemas. Bolema, v. 29, n. 53, p. 979-997, 2015.

RODRIGUES, Márcio Urel. Potencialidades do PIBID como espaço formativo para professores de matemática no Brasil. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Rio Claro, 2016 540 f.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PUC/PR, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

VIOL, Juliana França; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. Formação Continuada de Professores e Educação a Distância: uma análise de pesquisas em Educação Matemática. Acta Scientiae, v. 16, n. 3, 2014. p. 505-520.

WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

______. Comunidades de Prática – Aprendizaje, Significado e Identidad – Cognición e Desarrollo Humano. Paidós: Barcelona, Espanha, 2001.

______. Comunidades de prática. 2004. Disponível em: . Acesso em: 24 fev. 2015.

______. Communities of practice: a brief introduction. 2006. Disponível em: . Acesso em: 24 fev. 2015.

______. Communities of Practice: a few frequently asked questions. 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2015.

WENGER, Etienne; MCDERMOTT. Richard; SNYDER, William M. Cultivating communities of practice: a guide to managing knowledge. Boston, Mass: Harvard Business School, 2002.

WENGER, E.; WENGER-TRAYNER, B. Communities of practice: A brief introduction. 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 abril. 2017.

ZACCARELLI, Laura Menegon. Narrativas de aprendizagem em uma Comunidade de Prática. 147 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Métricas


Visualizações do artigo: 193     PDF downloads: 144

Como Citar

RODRIGUES, Márcio Urel; SILVA, Luciano Duarte; SGUERRA MISKULIN , Rosana Giaretta. Conceito de Comunidade de Prática: um olhar para as pesquisas na área da Educação e Ensino no Brasil. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 14, n. 16, p. 16–33, 2017. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/290. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)