Conhecimentos algébricos na prova de matemática do novo ENEM: uma análise de conteudo no período de 2009 a 2018

Autores

  • Márcio Urel Rodrigues urelrodrigues@gmail.com
    Doutor em Educação Matemática pela Unesp – Rio Claro/SP. Professor Adjunto lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT https://orcid.org/0000-0001-8932-3815
  • Acelmo Jesus Brito acelmo@unemat.br
    Professor lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT.
  • Allan Kardec Messias Silva allankardec@unemat.br
    Professor lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT.
  • Rael Fernandes Turatti raelftresident@gmail.com
    Professor de Matemática da Educação Básica da rede pública do município de Brasnorte/Mato Grosso

Palavras-chave:

Novo ENEM, Ensino de Matemática, Conhecimentos Algébricos, Análise de Conteúdo

Resumo

No presente artigo, objetivamos identificar a presença dos Conhecimentos Algébricos nas questões das provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2018 para proporcionar reflexões curriculares aos professores de Matemática em serviço no Ensino médio das escolas. A questão norteadora da pesquisa foi: Qual tem sido a presença dos Conhecimentos Algébricos nas provas de Matemática do Novo ENEM nos períodos de 2009 a 2018? O corpus foi constituído pelas 450 questões da prova de Matemática do “Novo ENEM”. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos alguns conceitos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), a qual nos proporcionou a constituição de três Categorias de Análise: (1) Álgebra Elementar; (2) Múltiplas Representações de Funções; e (3) Funções Elementares. Identificamos 86 questões (o que equivale a 19,2% das questões da prova de Matemática do Novo ENEM) relacionadas aos Conhecimentos Algébricos. Constatamos que das 86 questões, 74 (86% das questões) foram classificadas como contextualizadas e 12 questões, o que equivale 14%, possuíam um formato do tipo exercícios relacionadas apenas ao contexto da Matemática. No entanto, identificamos que apenas 32 questões possuíam características de interdisciplinaridade, o que corresponde somente 37% da questões, e 54 questões não possuem características interdisciplinares, o que corresponde a 63% do total de questões. Notamos também que os Conhecimentos Algébricos estiveram presentes em todas as provas de Matemática no período analisado, sendo o ano de 2018 com a maior recorrência, 14 questões, e o ano 2014 com a menor recorrência, quatro questões. Percebemos ainda que o principal conteúdo relacionado aos Conhecimentos Algébricos é a Representação Gráfica de uma Função.

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Biografia do Autor

Márcio Urel Rodrigues, Doutor em Educação Matemática pela Unesp – Rio Claro/SP. Professor Adjunto lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT

Me graduei no curso de Licenciatura Plena de Matemática pela UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso em 2004. Me tornei Mestre em Educação Matemática pela UNESP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2007 e em 2016 conclui o Doutorado na mesma instituição com a tese intitulada: Potencialidades do PIBID como Espaço Formativo para Professores de Matemática no Brasil Tenho experiência como professor no Ensino Fundamental e Médio e experiência como formador de futuros professores de Matemática no Curso de Matemática da UNEMAT/MT. Atualmente sou PROFESSOR EFETIVO em DEDICAÇÃO EXCLUSIVA no Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Barra do Bugres na área de Educação Matemática,

Acelmo Jesus Brito, Professor lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT.

Mestre em Mestre em Recursos Hídricos – PPGRH – UFMT – Cuiabá/MT. Professor lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEM) da UNEMAT. 

Allan Kardec Messias Silva, Professor lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT.

Mestre em Matemática pela Universidade de Brasília. Professor lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Barra do Bugres/MT. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEM) da UNEMAT. 

Rael Fernandes Turatti, Professor de Matemática da Educação Básica da rede pública do município de Brasnorte/Mato Grosso

Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Núcleo Pedagógico de Brasnorte/MT, e Professor de Matemática da Educação Básica da rede pública do município de Brasnorte/Mato Grosso

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Publicado

01-09-2019

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Como Citar

RODRIGUES, Márcio Urel; BRITO, Acelmo Jesus; MESSIAS SILVA, Allan Kardec; TURATTI, Rael Fernandes. Conhecimentos algébricos na prova de matemática do novo ENEM: uma análise de conteudo no período de 2009 a 2018. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 16, n. 23, p. 385–407, 2019. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/211. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

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