Perfil profissional e acadêmico de formadores de professores que atuam nas Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id367

Palavras-chave:

Formadores de professores, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Formação Inicial de professores que Ensinam Matemática, Perfil profissional e acadêmico de formadores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre e sistematizar as discussões do Grupo de Discussão 3 (GD3) no VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática. O GD3 teve como meta discutir o perfil profissional e acadêmico de formadores de professores que atuam nos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia, tanto na modalidade presencial como na EaD, em instituições públicas e privadas. Aliado a essas discussões, pretendeu-se também dialogar a respeito do perfil do formador de professores com deficiência. A partir das características dos participantes do GD, buscou-se compreender os desafios que tais profissionais se deparam em um cenário de reformulação dos cursos de graduação a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores e da curricularização da extensão. As reflexões sistematizadas indicaram: a necessidade das instituições assumirem a responsabilidade pela formação do formador, a emergência de criação de espaços coletivos de discussão sobre a profissão e a formação dos professores, a importância de o formador de professores se assumir enquanto investigador da docência, a necessidade de defesa de políticas públicas de formação de professores na medida em que essas se constituem em espaços também para a formação do formador, além de criação de políticas públicas específicas pensadas para o formador de professores.

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Biografia do Autor

Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Titular - Sênior - da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil.

Everaldo Gomes Leandro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Campos do Jordão – IFSP

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campos do Jordão, São Paulo, Brasil.

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Publicado

28-09-2023

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Como Citar

PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; LEANDRO, Everaldo Gomes. Perfil profissional e acadêmico de formadores de professores que atuam nas Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. Edição Especial:, p. e023091, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id367. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/367. Acesso em: 27 abr. 2024.