Perspectivas e encaminhamentos do VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática
DOI:
10.37001/remat25269062v20id373Palavras-chave:
Políticas públicas, Ensino de matemática, Formação de professores, Curso de Pedagogia, Licenciatura em MatemáticaResumo
O VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes em São Paulo, com o propósito de abordar questões relacionadas à formação de professores que ensinam matemática. O evento teve como objetivo fomentar o diálogo e a colaboração entre os participantes, com especial atenção às necessidades atuais que permeiam a capacitação desses educadores. Adicionalmente, as conclusões e insights obtidos durante o fórum foram compartilhados com o Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática, ampliando o alcance das reflexões e propostas. O tema central do encontro foi "Desafios da Formação do Professor que Ensina Matemática em Tempos de Reconstrução", e a partir desse tema foram ministradas palestras, conduzidos grupos de discussão e promovidos debates. Em particular, foram propostos cinco Grupos de Discussão, com o objetivo comum de envolver ativamente os participantes, resultando em debates e reflexões sobre tópicos como a inclusão da Educação Matemática nos programas de formação de professores de Pedagogia, a especificidade dos conhecimentos necessários para o ensino de matemática na formação de professores, o perfil profissional e acadêmico dos formadores de professores, políticas públicas curriculares e a formação sob uma perspectiva de práticas interculturais. As sínteses dessas discussões revelaram diversos desafios enfrentados na formação de professores que ensinam matemática, incluindo a necessidade de reavaliar a carga horária dedicada ao conhecimento específico em matemática durante a graduação em Pedagogia, preocupações com a integração de atividades de extensão e o uso de ensino a distância nos cursos de Pedagogia. Entre as recomendações do fórum, destaca-se a ampliação do envolvimento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) nas discussões sobre a formação de professores, a mobilização de formadores e professores para participarem dos fóruns regionais e nacional, a necessidade de desenvolver pesquisas e ações para a formação de formadores de professores e o estímulo à formação contínua de professores no ambiente da escola da Educação Básica.
Downloads
Métricas
Referências
DE PAULA, E. F.; PAZUCH, V.; MAZZI, L. C. Conhecimentos próprios da docência na Licenciatura em Matemática. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 20, n. Edição Especial:, p. e023090, 2023. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/366. Acesso em: 28 set. 2023.
LOPES, C. E.; BERTINI, L. de F.; BORELLI, S. S. Políticas públicas curriculares para a formação de professores que ensinam matemática. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 20, n. Edição Especial:, p. e023092, 2023. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/369. Acesso em: 28 set. 2023.
MARTINS, P. B.; NACARATO, A. M.; MORETTI, V. D. Educação Matemática na Licenciatura em Pedagogia. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 20, n. Edição Especial:, p. e023089, 2023. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/363. Acesso em: 28 set. 2023.
PASSOS, C. L. B.; LEANDRO, E. G. Perfil profissional e acadêmico de formadores de professores que atuam nas Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 20, n. Edição Especial:, p. e023091, 2023. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/367. Acesso em: 28 set. 2023.
VALENTE, W. R. A matemática do ensino e os documentos curriculares: história da produção de novos saberes. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 20, n. Edição Especial:, p. e023094, 2023. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/372. Acesso em: 28 set. 2023.
VIRGENS, W. P. das V.; SOUSA, M. do C. de; VALLE , J. C. A. do. A formação do professor que ensina matemática na perspectiva de práticas interculturais: povos originários, quilombolas e do campo. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 20, n. Edição Especial:, p. e023093, 2023. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/370. Acesso em: 28 set. 2023.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 548 pdf downloads: 330
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.