A pedagogia crítica de Paulo Freire na Educação Matemática: sentidos e atribuições

Meanings and attributions

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v22id405

Palavras-chave:

Emancipação, Pergunta, Libertação, Diálogo.

Resumo

Considerando os diversos desafios que compõem a Educação Matemática, tem-se como objetivo do presente artigo a projeção de um panorama teórico baseado na pedagogia crítica de Paulo Freire a partir da produção de sentidos que possam contribuir com a conjuntura teórica da Educação Matemática. Seguido deste objetivo, projeta-se a seguinte questão diretriz: que sentidos produzidos desde os livros pedagogia da autonomia (2002) e pedagogia do oprimido (1994) podem ser projetados na Educação Matemática? Visando atingir o objetivo proposto, debruça-se na pedagogia crítica e na Análise de Discurso Franco-Brasileira no viés de Orlandi (2002, 2007, 2012) para produzir sentidos movimentados sob o conhecimento, as pessoas docentes e discentes e a escola, atravessados pela Educação Matemática. Ao longo do texto apresenta-se a Educação Matemática Crítica e a Etnomatemática como possibilidades para a concretização da pedagogia crítica, como também, figuras que auxiliam a pensar o campo prático frente às teorias em prol do aprimoramento de um domínio conceitual. O texto se encerra fornecendo uma série de sentidos centrais da teoria de Freire que possibilita um direcionamento inicial para uma identidade das pessoas docentes, discentes e escola centrados nos princípios de emancipação, curiosidade, humildade e diálogo.

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Biografia do Autor

Lucas Martini, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).  Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Elenilton Vieira Godoy, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Edicleia Xavier da Costa, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora da Secretaria de Educação de São José dos Pinhais.

Referências

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Publicado

01-08-2024

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Como Citar

MARTINI, Lucas; VIEIRA GODOY, Elenilton; COSTA, Edicleia Xavier da. A pedagogia crítica de Paulo Freire na Educação Matemática: sentidos e atribuições: Meanings and attributions. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 22, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v22id405. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/405. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Educação Matemática com Paulo Freire: práticas, pesquisas e políticas