A pedagogia crítica de Paulo Freire na Educação Matemática: sentidos e atribuições
Meanings and attributions
DOI:
10.37001/remat25269062v22id405Palavras-chave:
Emancipação, Pergunta, Libertação, Diálogo.Resumo
Considerando os diversos desafios que compõem a Educação Matemática, tem-se como objetivo do presente artigo a projeção de um panorama teórico baseado na pedagogia crítica de Paulo Freire a partir da produção de sentidos que possam contribuir com a conjuntura teórica da Educação Matemática. Seguido deste objetivo, projeta-se a seguinte questão diretriz: que sentidos produzidos desde os livros pedagogia da autonomia (2002) e pedagogia do oprimido (1994) podem ser projetados na Educação Matemática? Visando atingir o objetivo proposto, debruça-se na pedagogia crítica e na Análise de Discurso Franco-Brasileira no viés de Orlandi (2002, 2007, 2012) para produzir sentidos movimentados sob o conhecimento, as pessoas docentes e discentes e a escola, atravessados pela Educação Matemática. Ao longo do texto apresenta-se a Educação Matemática Crítica e a Etnomatemática como possibilidades para a concretização da pedagogia crítica, como também, figuras que auxiliam a pensar o campo prático frente às teorias em prol do aprimoramento de um domínio conceitual. O texto se encerra fornecendo uma série de sentidos centrais da teoria de Freire que possibilita um direcionamento inicial para uma identidade das pessoas docentes, discentes e escola centrados nos princípios de emancipação, curiosidade, humildade e diálogo.
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