Matemáticas, Multiculturalismo e EJA: considerações sobre a proposta curricular dos anos finais do ensino fundamental

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v21id410

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Multiculturalismo, Análise documental, Educação matemática na EJA.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as Diretrizes Curriculares para o ensino de matemática presente na Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do segundo segmento do Ensino Fundamental, mais especificamente, as orientações referentes ao tratamento dos saberes matemáticos extraescolares, presente no cotidiano dos alunos. Ao longo do texto, nos fundamentamos em referenciais teóricos que discutem sobre o Multiculturalismo, Educação Matemática na EJA e em pesquisas curriculares da área de Educação Matemática. A partir da análise documental, foi possível perceber que o documento surge em um contexto marcado por uma ausência de Diretrizes Curriculares voltadas para EJA; que ainda hoje a proposta se mantêm como um dos principais documentos com diretrizes curriculares para o ensino de matemática na EJA;  e seus destaques giram em torno de apontamentos que consideram a importância de utilizar os diferentes saberes matemáticos que os educandos desenvolveram ao longo de suas vidas e a necessidade de um ensino de matemática contextualizado.

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Biografia do Autor

Douglas Silva Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Janaina Farias de Ornellas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Carla Cristina Pompeu, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).  Professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

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Publicado

21-06-2024

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Como Citar

SANTOS, Douglas Silva; ORNELLAS, Janaina Farias de; POMPEU, Carla Cristina. Matemáticas, Multiculturalismo e EJA: considerações sobre a proposta curricular dos anos finais do ensino fundamental. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 21, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v21id410. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/410. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Investigações e Práticas Curriculares em Educação Matemática