Processos Educativos em Denúncia/Anúncio: Narrativas Sobre Educação (Matemática) na EJAI

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v22id448

Palavras-chave:

Decolonialidade, Paulo Freire, Alfabetização, Narrativas

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma investigação que propõe problematizações acerca de processos de alfabetização (matemática) de pessoas jovens, adultas e idosas vinculados à Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, com enfoque especial nos diálogos estabelecidos com a obra de Paulo Freire e com as perspectivas decoloniais. Mobilizamos aqui registros de observações feitas durante o acompanhamento de uma sala da Educação de Jovens Adultos e Idosos – EJAI, bem como trechos de entrevistas realizadas, sob a perspectiva da história oral, com mulheres idosas em processo de alfabetização. Este artigo opera denúncias e anúncios junto às narrativas de nossas interlocutoras em um contexto de relações de poder que hierarquizam, silenciam e desumanizam sujeitos ao mesmo tempo em que este é e pode ser fissurado por práticas de resistência à lógica de mundo colonial/moderna. A potência da escuta atenta no espaço educacional afirma-se como o principal anúncio desta parceria na construção de narrativas acerca de processos formais de educação (matemática).

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Biografia do Autor

Endrika Leal Soares, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Luzia Aparecida de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Publicado

01-08-2024

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Como Citar

SOARES, Endrika Leal; SOUZA, Luzia Aparecida de. Processos Educativos em Denúncia/Anúncio: Narrativas Sobre Educação (Matemática) na EJAI. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 22, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v22id448. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/448. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Educação Matemática com Paulo Freire: práticas, pesquisas e políticas