Processos Educativos em Denúncia/Anúncio: Narrativas Sobre Educação (Matemática) na EJAI
DOI:
10.37001/remat25269062v22id448Palavras-chave:
Decolonialidade, Paulo Freire, Alfabetização, NarrativasResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma investigação que propõe problematizações acerca de processos de alfabetização (matemática) de pessoas jovens, adultas e idosas vinculados à Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, com enfoque especial nos diálogos estabelecidos com a obra de Paulo Freire e com as perspectivas decoloniais. Mobilizamos aqui registros de observações feitas durante o acompanhamento de uma sala da Educação de Jovens Adultos e Idosos – EJAI, bem como trechos de entrevistas realizadas, sob a perspectiva da história oral, com mulheres idosas em processo de alfabetização. Este artigo opera denúncias e anúncios junto às narrativas de nossas interlocutoras em um contexto de relações de poder que hierarquizam, silenciam e desumanizam sujeitos ao mesmo tempo em que este é e pode ser fissurado por práticas de resistência à lógica de mundo colonial/moderna. A potência da escuta atenta no espaço educacional afirma-se como o principal anúncio desta parceria na construção de narrativas acerca de processos formais de educação (matemática).
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