A visão de futuros pedagogos sobre Tecnologia e o Ensino da Matemática na região Sul do Brasil: um estudo de caso e análise estatística

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id485

Palavras-chave:

Tecnologia; Ensino de Matemática; Pedagogia; Formação de professores; Software Iramuteq.

Resumo

O estudo objetiva analisar as visões quanto à relação tecnologia e ensino de matemática dos discentes do curso de licenciatura em Pedagogia de universidades da região Sul do Brasil. Para tanto, aplicou-se um questionário com questões abertas e fechadas para 98 acadêmicos do curso de Pedagogia de universidades da região Sul do Brasil. A análise dos dados das questões abertas foi realizada com o auxílio do software Iramuteq, numa perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados foram categorizados em três eixos: (1) relação dos futuros pedagogos com a Matemática e a visão sobre a presença da mesma na Educação Básica; (2) relação dos futuros pedagogos com a Tecnologia e a visão sobre a presença da mesma na Educação Básica; (3) relações e possibilidades da aproximação Tecnologia e Matemática percebida pelos futuros pedagogos para a Educação Básica. Como conclusão, percebe-se que o futuro pedagogo não se sente seguro para realizar o trabalho com Matemática mediado por tecnologias, bem como não possui conhecimentos sobre o assunto.

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Biografia do Autor

Keila Cristina Weçolovis, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa- PR, Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Endereço para correspondência: Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - Uvaranas, Ponta Grossa, Paraná, Brasil, CEP: 84030-900. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1851-6729.  E-mail: keilacristinawecolovis@hotmail.com.

João Carlos Pereira de Moraes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento em Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil. Endereço para correspondência: Avenidade Silva Jardim, 1011, Rebouças, Curitiba, Paraná, Brasil, CEP: 80230-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9513-018X. E-mail: joaomoraes@utfpr.edu.br.

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Publicado

28-08-2023

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Como Citar

WEÇOLOVIS, Keila Cristina; MORAES, João Carlos Pereira de. A visão de futuros pedagogos sobre Tecnologia e o Ensino da Matemática na região Sul do Brasil: um estudo de caso e análise estatística. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023106, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id485. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/485. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos