A visão de futuros pedagogos sobre Tecnologia e o Ensino da Matemática na região Sul do Brasil: um estudo de caso e análise estatística
DOI:
10.37001/remat25269062v20id485Keywords:
Tecnologia; Ensino de Matemática; Pedagogia; Formação de professores; Software Iramuteq.Abstract
O estudo objetiva analisar as visões quanto à relação tecnologia e ensino de matemática dos discentes do curso de licenciatura em Pedagogia de universidades da região Sul do Brasil. Para tanto, aplicou-se um questionário com questões abertas e fechadas para 98 acadêmicos do curso de Pedagogia de universidades da região Sul do Brasil. A análise dos dados das questões abertas foi realizada com o auxílio do software Iramuteq, numa perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados foram categorizados em três eixos: (1) relação dos futuros pedagogos com a Matemática e a visão sobre a presença da mesma na Educação Básica; (2) relação dos futuros pedagogos com a Tecnologia e a visão sobre a presença da mesma na Educação Básica; (3) relações e possibilidades da aproximação Tecnologia e Matemática percebida pelos futuros pedagogos para a Educação Básica. Como conclusão, percebe-se que o futuro pedagogo não se sente seguro para realizar o trabalho com Matemática mediado por tecnologias, bem como não possui conhecimentos sobre o assunto.
Downloads
Metrics
References
ALENCAR, A. F. O Pensamento de Paulo Freire Sobre a Tecnologia: Traçando Novas Perspectivas. V Colóquio Internacional Paulo Freire – Recife, 2005.
ALMEIDA, M. B.; LIMA, M. G. Formação inicial de professores e o curso de Pedagogia: reflexões sobre a formação matemática. Ciência & Educação (Bauru), v. 18, n. 2, 2012,
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BELLONI, M. L.; BÉVORT, E. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, 2009.
BIANI, R. P. Considerações sobre a Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciências em Foco, v. 4, n. 1, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso 10 Dez. 2019.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, 2013.
CORDEIRO, S. F. N.; BONILLA, M. H. S. Tecnologias digitais móveis: reterritorialização dos cotidianos escolares. Educar em revista, p. 259-275, 2015.
CURI, E. A Formação Matemática de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Face às Novas Demandas Brasileiras. Revista Iberoamericana de Educación, v. 37, n. 5, p. 1-10, 2005.
CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. 278 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2004.
DI BERNARDO, R. et al. Conhecimento matemático especializado de professores da educação infantil e anos iniciais: conexões em medidas. Cadernos Cenpec- Nova série, v. 8, n. 1, 2018.
E-MEC. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior: Cadastro e-mec, 2020. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/ Acesso em 06 Mar 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FROTA, M. C. R; BORGES, O. Perfis de Entendimento Sobre o Uso de Tecnologias na Educação Matemática. Educação Matemática nº 19. Anped, 2004.
GADANIDIS, G.; BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Autêntica, 2016.
GATTI, B. A. Educação, Escola e Formação de Professores: Políticas e Impasses. In: Educar em Revista, n.50, Curitiba: Editora UFPR, 2013 p.51-67
GATTI, B. A; NUNES, M. M. R. (Orgs.). Formação de Professores Para o Ensino Fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC, 2009.
GAUTHIER, C. et al. Por Uma Teoria da Pedagogia: Pesquisas Contemporâneas Sobre o Saber Docente. 2ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006
LEMOS, A. A tecnologia é um vírus: pandemia e cultura digital. Editora Sulina, 2021.
LIMA, L. C. V. S. et al. Confinar a experiência escolar num ecrã?. Educação & Sociedade, v. 41, 2020.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986. 99p.
AUTOR 2. Título. 2018.
NACARATO, A. M.; PASSOS, C. L. B.; CARVALHO, D. L. Os graduandos em pedagogia e suas filosofias pessoais frente à matemática e seu ensino. Zetetiké, Campinas, v. 12, n. 21, p. 9-33, jan/jun. 2004.
NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B.. A Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Tecendo Fios do Ensinar e do Aprender. Autêntica Editora, 2019.
OLIVEIRA, K. R. R.; TEIXEIRA, L. R. M. A Formação Inicial de Professores Que Ensinam Matemática no Ensino Fundamental e as Diretrizes Curriculares Nacionais Pós-LDB 9394/96. Colloquium Humanarum, 2020.
OLIVEIRA, V.; MONTEIRO, R. Entendendo e discutindo as possibilidades do ensino de álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 3, p. 75-95, 2019.
PERIUS, A. A. B. A Tecnologia Aliada ao Ensino de Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Cerro Largo, RS, 2012.
SAMÁ, S.; SILVA, R. C. S. Probabilidade e Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da Base Nacional Comum Curricular. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, v. 28, p. 1-21, 2020.
SILVA, J. A.; MORAES, J. C. P. Narrativas entrelaçadas sobre o lugar da Educação Matemática para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista - RS, v. 1, n. 22, 2021.
SCHÖN, D. A. The reflective turn: Case studies in and on educational practice. New York and London: Teachers College Press, 1991.
SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational, v. 15, n. 2, p. tional 4-14, 1986.
SHULMAN, L. S. The wisdom of practice: The Wisdom of Practice Essays on Teaching and Learning to Teach. San Francisco: Jossey-Bass, 2004
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Edição digital. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 109 PDF (Português (Brasil)) downloads: 68
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Matemática

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.