Modos de presença da Etnomatemática no trabalho com jogos
DOI:
10.37001/remat25269062v20id491Palavras-chave:
Jogos Matemáticos, Etnomatemática, Análise de Conteúdo.Resumo
Neste estudo visa-se compreender: como a Etnomatemática se faz presente nos trabalhos desenvolvidos com jogos em atividades de ensino e de aprendizagem? Pra tanto, realiza-se uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, cujos dados são analisados sob perspectiva da Análise de Conteúdo. O movimento investigativo permitiu a constituição de dois Núcleos de Compreensão, com os quais foi possível articular sobre a presença que é questionada na pergunta de pesquisa, são eles: A Etnomatemática evidenciada em jogos como proposta pedagógica multicultural para ensino e aprendizagem de matemática; A Etnomatemática presente nos jogos como modo de tematizar questões sociais, como inclusão digital, desigualdade social e racismo. Estes núcleos se interceptam, expondo que fazer Etnomatemática em sala de aula é constituir não só conhecimentos matemáticos, mas também constituir posturas balizadas pelo respeito ao outro, às diferentes culturas, sendo crítico às propostas que possam diminuir ou sobrepor a relevância dos conhecimentos produzidos nessas culturas.
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