Modos de presença da Etnomatemática no trabalho com jogos

Autores/as

  • Gleidson Filadelfo Dimaranes gleidsongiladelfo03@gmail.com
    Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL https://orcid.org/0009-0004-3760-0701
  • Lívia dos Santos Sousa liviasousa.20190002030@uemasul.edu.br
    Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL
  • Jaiane Sousa Fonseca jaianefonseca.20190002156@uemasul.edu.br
    Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL
  • José Milton Lopes Pinheiro jose.pinheiro@uemasul.edu.br
    Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL

DOI:

10.37001/remat25269062v20id491

Palabras clave:

Jogos Matemáticos, Etnomatemática, Análise de Conteúdo.

Resumen

Neste estudo visa-se compreender: como a Etnomatemática se faz presente nos trabalhos desenvolvidos com jogos em atividades de ensino e de aprendizagem? Pra tanto, realiza-se uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, cujos dados são analisados sob perspectiva da Análise de Conteúdo. O movimento investigativo permitiu a constituição de dois Núcleos de Compreensão, com os quais foi possível articular sobre a presença que é questionada na pergunta de pesquisa, são eles: A Etnomatemática evidenciada em jogos como proposta pedagógica multicultural para ensino e aprendizagem de matemática; A Etnomatemática presente nos jogos como modo de tematizar questões sociais, como inclusão digital, desigualdade social e racismo. Estes núcleos se interceptam, expondo que fazer Etnomatemática em sala de aula é constituir não só conhecimentos matemáticos, mas também constituir posturas balizadas pelo respeito ao outro, às diferentes culturas, sendo crítico às propostas que possam diminuir ou sobrepor a relevância dos conhecimentos produzidos nessas culturas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Gleidson Filadelfo Dimaranes, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Imperatriz, Maranhão, Brasil. Rua Godofredo Viana, 1300, Centro, Imperatriz, Maranhão, Brasil, CEP: 65901-480. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-3760-0701. E-mail: gleidsongiladelfo03@gmail.com.

Lívia dos Santos Sousa, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Imperatriz, Maranhão, Brasil. Rua Godofredo Viana, 1300, Centro, Imperatriz, Maranhão, Brasil, CEP: 65901-480. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-3760-0701. E-mail: gleidsongiladelfo03@gmail.com.

Jaiane Sousa Fonseca, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Imperatriz, Maranhão, Brasil. Rua Godofredo Viana, 1300, Centro, Imperatriz, Maranhão, Brasil, CEP: 65901-480. ORCID: https://orcid.org/0009-0001-2741-4698.  E-mail: jaianefonseca.20190002156@uemasul.edu.br.

José Milton Lopes Pinheiro, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Rio Claro). Professor na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Imperatriz, Maranhão, Brasil. Rua Godofredo Viana, 1300, Centro, Imperatriz, Maranhão, Brasil, CEP: 65901- 480. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0989-7403.  E-mail: jose.pinheiro@uemasul.edu.br.

Citas

CABRAL, M. A. A utilização de jogos no ensino de matemática. 2006. 52 p. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

CASSUBOSKI, P. M.S. Uma abordagem lúdica do tema transversal cultura africana no ensino de matemática. 2016. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Integração Latino-americana Foz do Iguaçu, 2016

COSTA, R. T. P.; OLIVEIRA, C. C. Etnomatemática e Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática: um olhar sobre a produção científica do Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7, 2018, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu, 2018. p. 1-12

D'AMBROSIO, B. S. “Como ensinar matemática hoje?” Temas & Debates, v. 2, n. 2, p. 15 – 19, 1989.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Papirus Editora, 2007.

D’AMBROSIO, U. O programa Etnomatemática e a crise da civilização. Hipátia, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 16-25, 2019.

D'AMBROSIO, U. Etnomatemática-elo entre as tradições e a modernidade. Autêntica, 2016.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: um programa a educação matemática. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 5- 11, 1993.

DETONI, A. R.; PINHEIRO, J. M. L. Compreensões Filosóficas para Uma Alternativa do Pensamento Geométrico. REVEMAT, v. 11, p. 232, 2017.

SILVA, A. F.; KODAMA, H. M. Y. Jogos no ensino da Matemática. In: II BIENAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA, 2004, Bahia. Anais... Bahia, p. 1-19.

LIMA JUNIOR, A. V.; ARAÚJO, S. S.; OLIVEIRA, V. C.; PINHEIRO, J. M. L. Etnomatemática e Formação de Professores de Matemática: uma reflexão sobre currículos de universidades públicas brasileiras. Revista de Educação Matemática, v. 18, p. 1-19, 2021.

MORAES, R. Análise de Conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7 - 32, 1999.

MORAIS, S. Jogos Africanos e Matemática, 2000. Disponível em < em https://smoraes2000.wixsite.com/simonemoraes/jogos-africanos-e-matematica> Acesso em: 17.02.2023.

PINHEIRO, J. M. L.; ARAÚJO, J. S.; ALVES, M. B. As produções financeiras em diferentes espaços socioculturais: pensando uma Educação Etnofinanceira. Em Teia - Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, v. 12, p. 1-27, 2021.

PINTRO, A. L. Jogo de tabuleiro: SHISIMA. 2014. Disponível em: http://osalunosquecalculavam.blogspot.com.br/2014/02/jogo-de-tabuleiro-shisima.html. Acessado em: 05.02.2023

TELES, J. T.; VINHA, M. A contribuição do jogo tradicional de tabuleiro no contexto escolar. Horizontes-Revista de Educação, v. 4, n. 8, p. 136-152, 2016.

Publicado

2023-09-06

Métricas


Visualizações do artigo: 310     PDF (Português (Brasil)) downloads: 183

Cómo citar

DIMARANES, Gleidson Filadelfo; SOUSA, Lívia dos Santos; FONSECA, Jaiane Sousa; PINHEIRO, José Milton Lopes. Modos de presença da Etnomatemática no trabalho com jogos. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 20, n.º 01, p. e023111, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id491. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/491. Acesso em: 30 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos

Artículos más leídos del mismo autor/a