Um olhar para o uso de tecnologias digitais nos livros de minicursos do Seminário Nacional de História da Matemática
DOI:
10.37001/remat25269062v20id498Palavras-chave:
Livro de minicurso. SNHM. História da Matemática. Tecnologias Digitais.Resumo
Este estudo apresenta os desfechos de uma pesquisa com o propósito de analisar os livros de minicursos do Seminário Nacional de História da Matemática. A pesquisa, qualitativa e bibliográfica, investiga a produção científica desses livros desde sua instituição em 2001 até a última coleção publicada em 2021. Realiza-se um mapeamento concernente ao uso das tecnologias digitais nas propostas de História da Matemática para o Ensino presentes nesses materiais. Segundo os resultados obtidos, constata-se que, dentre os 121 livros de minicursos analisados, apenas nove promovem métodos e outras práticas de ensino que relacionam a história da matemática com o uso das tecnologias digitais, especificamente, software de geometria dinâmica como o GeoGebra. Esses números evidenciam uma lacuna significativa no que tange à integração de tecnologias digitais e da História no ensino da Matemática, sugerindo a necessidade de maior atenção a essa abordagem nas publicações futuras. Essa constatação ressalta a importância de estudos que investiguem estratégias eficazes para incorporar recursos tecnológicos de forma a enriquecer o ensino e a aprendizagem da História da Matemática, capacitando os estudantes para lidar com os desafios contemporâneos da área.
Downloads
Métricas
Referências
BARDIN, L. (2011). Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. (Obra original publicada em 1977)
CASTILLO, L. A.; SÁNCHEZ, I. C. História e Tecnologias digitais nos anais do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM). In: XIII Encontro Paraense de Educação Matemática 2022, Belém. Anais [...]. Belém: SBEM-PA, 2022. p. 1–13.
BORTOLOSSI, H. J.; PASQUINI, R. C. G. Modelos Cosmológicos três episódios na história da Matemática para sala de aula. São Paulo: Livraria da Física, 2019. – (História da matemática e da educação matemática para o ensino)
MARQUES, R. M. S. Geometria analítica nos livros de minicursos dos SNHM: possibilidades didáticas para o ensino. REMATEC, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 177–192, 2019. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p177-192.id211
MENDES, I. A. História para o ensino de matemática: fundamentos epistemológicos, métodos e práticas. COCAR, Bélem, v. Edição Esp, n. 14, p. 01–26, 2022.
MENDES, I. A.; PIRES, L. S. Classificação de teses e dissertações nas subáreas em história para o ensino da matemática (1990-2018). Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 410–434, 2020. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.410-434
MENDES, I. A.; PIRES, L. S. Conteúdos de matemática do ensino médio nos livros de minicursos da SBHMat (2001-2017). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 533–552, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10712
MUNIZ, J. T.; LOPES, G. L. O. História das equações quadráticas na civilização islâmica medieval: uma visita ao método de resolução de Ibn Turk. São Paulo: Livraria da Física, 2021. – (Histórias da matemática em estudos e no ensino)
OLIVEIRA, J. D. S.; SOUSA, G. C. Contruções da Geometria do Compasso de Lorenzo Macheroni (1750-1800) em Atividades com Software de Matemática Dinâmica. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
PASQUINI, R. C. G.; BORTOLOSSI, H. J. Simetria: História de um Conceito e suas Implicações no Contexto Escolar. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
PRATA FILHO, G. A.; SAD, L. A. (Re)Significações ao Teorema de Pitágoras. São Paulo: Livraria da Física, 2019. – (História da matemática e da educação matemática para o ensino)
PIRES, Lucas Silva; MENDES, Iran Abreu. História da matemática do ensino fundamental nos livros de minicursos da SBHMat (2001-2017). Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 28–44, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p28-44.id575
SILVA, Luiza Pereira; SILVA NETO, Benjamim Cardoso; CASTILLO, Luis Andrés. História para o ensino da matemática nos livros de minicursos do SNHM (2001 a 2017) para os anos iniciais do ensino fundamental. In: XIII Seminário Nacional de História da Matemática 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: SBHMat, 2019. p. 1437–1449.
SILVA, A. L. F.; SOUSA, G. C. História, tecnologias e matemática: uma aliança para conteúdos do 8° ano em conformidade com a BNCC. São Paulo: Livraria da Física, 2021. – (Histórias da matemática em estudos e no ensino)
SOUSA, G. C.; ALVES, J. M. S. A Regressão Linear de Francis Galton (1822-1911) sendo reconstruída por meio das TIC para estudar Função Afim de padrões de medidas. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
SOUSA, G. C. Aliança entre HM, TDIC e IM: Fundamentos e Aplicações. REMATEC, [S. l.], v. 15, p. 117–136, 2020. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p117-136.id239.
SOUSA, G. C. Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM. REMATEC, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 140–159, 2021. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p140-159.id310
RIBEIRO, R. G. T.; MACHADO, S. R. A.; TRIVIZOLI, L. M. Conceitos geométricos em artesanatos e grafismos indígenas: uma tradição histórico-cultural de uma comunidade Guarani. São Paulo: Livraria da Física, 2021. – (Histórias da matemática em estudos e no ensino)
TRIVIZOLI, L. M.; MARIOTTO, R. O problema de Apolônio panorama histórico e sua resolução utilizando um software geométrico. São Paulo: SBHMat, 2011.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 127 PDF downloads: 80
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.