A Matemática além da teoria: uma análise interdisciplinar do filme A Sala de Fermat
DOI:
10.37001/remat25269062v19id531Palavras-chave:
Formação de professores, Recursos audiovisuais, Ensino de matemática, A Sala de FermatResumo
O uso de recursos audiovisuais, como filmes, no contexto das aulas de matemática, representa uma estratégia pedagógica destinada a tornar o processo de aprendizado mais atrativo e compreensível. Este estudo propõe-se a analisar o impacto derivado da utilização desses recursos na formação de professores de matemática, com ênfase na influência exercida pelo filme “A Sala de Fermat”. Para atingir esse desiderato, foi administrado um questionário a 17 licenciandos de um curso de formação docente, indagando sobre suas percepções acerca do filme e como planejam incorporar as lições assimiladas em suas futuras práticas pedagógicas. A análise das respostas sugere que a inclusão do filme contribuiu para a compreensão dos conceitos matemáticos, motivando os licenciandos a adotarem estratégias interativas de ensino. Contudo, o impacto do filme foi variável, vinculado às atitudes prévias dos licenciandos em relação à matemática. Nesse contexto, ressalta-se a importância da abordagem personalizada, considerando a diversidade de perspectivas e aptidões entre os estudantes.
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