A matematização em atividades de modelagem por alunos da Educação do Campo sob um viés wittgensteiniano
DOI:
10.37001/remat25269062v24id553Palavras-chave:
Filosofia Wittgensteiniana; Modelagem Matemática; Matematização; Ensino de matemática; Linguagem matemática.Resumo
A Educação do Campo enfrenta desafios únicos em termos de acesso a recursos educacionais e métodos pedagógicos adequados. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar como os alunos do Campo matematizam atividades de modelagem matemática sob o olhar wittgensteiniano. Como referencial teórico, tem-se os pressupostos filosóficos de Wittgenstein e autores que tratam da modelagem matemática no ensino. É uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa participante e com técnica de observação participante. Os dados foram coletados mediante registros escritos, gravações em áudio e vídeo e diário de campo com 15 alunos de uma turma de 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gentil Cohen, localizada na zona rural do município de Itupiranga, estado do Pará. Foi aplicada uma atividade de modelagem matemática do interesse do público do Campo – plantação de açaizeiro – que contempla a conceituação de um ambiente de modelagem proposta por Barbosa (2001). A partir da análise dos dados, emergiram duas categorias: a primeira foi a interpretação da situação da realidade e compreensão do problema e a segunda foi articulação do aspecto normativo e do uso descritivo da matemática na resolução do problema. Por fim, os resultados apontam que o domínio das normas e estruturas da matemática é fundamental para a habilidade de matematizar dos alunos nas atividades de modelagem e que a capacidade dos alunos de interpretar e aplicar corretamente as regras matemáticas está diretamente relacionada ao seu sucesso na atividade de modelagem matemática. Sugere-se, também, que novas pesquisas possam ser desenvolvidas abrangendo diferentes contextos e culturas.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; SEKI, Jeferson Takeo Padoan. A ‘compreensão’em Wittgenstein: repercussões no ensino de ciências e de matemática. Acta Scientiarum. Education, v. 43, 2021.
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle; SILVA, Heloísa Cristina. A matematização em atividades de modelagem matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 3, p. 207-227, 2015.
BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem matemática e os professores: a questão da formação. Bolema-Boletim de educação matemática, v. 14, n. 15, p. 5-23, 2001.
BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem matemática: O que é? Por quê? Como. Por que, p. 73-80, 2004.
BARBOSA, Jonei Cerqueira. As discussões paralelas no ambiente de aprendizagem modelagem matemática/The parallel discussions in the mathematical modeling learning environment. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 47-58, 2008.
BARDIN, L. Análise do conteúdo. 70. ed. 2016. p 11-277
GASPI, Suelen de; MARON, L. H. P; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos A. O.. Análise de Conteúdo numa Perspectiva de Bardin.1. Ed. Maringá, PR: Gráfica e Editora Massoni, 2021. P. 288-299.
FRANCHI, Regina Helena de Oliveira Lino; RAMOS, Karen. Relações entre a Modelagem Matemática e a perspectiva do Diálogo em contextos educacionais. Revista de Educação Matemática, v. 22, 2024.
GOTTSCHALK, Cristiane. A construção e transmissão do conhecimento matemático sob uma perspectiva wittgensteiniana. Cadernos Cedes, v. 28, p. 75-96, 2008.
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE UMA PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA: A MATEMÁTICA COMO ATIVIDADE NORMATIVA. XI Encontro Nacional de Educação Matemática Curitiba – Paraná, 18 a 21 de julho de 2013.
GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. Fundamentos filosóficos da matemática e seus reflexos no contexto escolar. International Studies on Law and Education, v. 18, p. 73-82, 2014.
HORA, Julianne Castello; CARRASCO, Oscar Omar Delgado. A contribuição da dança no ensino da matemática básica: desmistificando as aulas. Publicação Semestral ISSN 2178-3829 Temática: Multidisciplinar, v. 5, n. 2, p. 72, 2015.
JESUS, Ravelle Souza; DOS SANTOS, Ivanil Miranda; GRILO, Jaqueline de Souza Pereira. Potencialidades da Modelagem Matemática para o ensino de Matemática na Educação do Campo. Revista de Educação Matemática, v. 16, n. 21, p. 173-189, 2019.
JÚNIOR, Sebastião Alonso. JOGOS DE LINGUAGEM E “ARES DE FAMÍLIA” NA FILOSOFIA MADURA DE LUDWIG WITTGENSTEIN. REVELLI – Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas, v. 3, p. 68-8, 2011.
KLÜBER, Tiago Emanuel; BURAK, Dionísio. Concepções de modelagem matemática: contribuições teóricas. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 10, n. 1, 2008.
Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências / organizadores Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Michel Corci Batista. -- 1. ed. -- Maringá, PR : Gráfica e Editora Massoni, 2021.
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
SILVA, Paulo Vilhena et al. Uma Filosofia da Educação Matemática numa perspectiva wittgensteiniana. Educação Matemática Pesquisa, v. 24, n. 2, p. 147-179, 2022.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa cientítica. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 33-44, 2009.
SOUZA, Elizabeth Gomes; BARBOSA, Jonei Cerqueira. Contribuições teóricas sobre aprendizagem matemática na modelagem matemática. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, v. 22, n. 1, p. 31-58, 2014.
TEIXEIRA JR, Valdomiro; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu. Tradução de textos matemáticos a partir da filosofia da linguagem de Wittgenstein. IEMCI/UFPA (Instituto de educação científica e matemática). Brasil, 2013.
Wittgenstein, Ludwig. Investigações filosóficas. tradução Marcos G. Montagnoli. revisão da tradução e apresentação Emmanuel Carneiro Leão. 9. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2014. 350 p. (Coleção Pensamento Humano)
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 99 PDF downloads: 40
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Educação Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.