O campo conceitual aditivo como suporte didático para a mobilização de conhecimentos matemáticos na formação inicial de professores

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v23id574

Palavras-chave:

Campo conceitual aditivo, Conhecimentos docentes, Formação inicial de professores

Resumo

Neste artigo discutimos alguns resultados de uma investigação realizada a partir de uma pesquisa de mestrado em Educação. Sendo assim, o objetivo deste texto é o de apresentar indícios de conhecimentos docentes mobilizados por alunas da formação inicial em Pedagogia por meio de um processo formativo direcionado ao campo conceitual aditivo. Para isso, assumimos uma abordagem qualitativa, aliada ao método da pesquisa-ação, de modo que, em forma de etapas, pudéssemos organizar o desenvolvimento de uma formação e a coleta de dados da pesquisa. Na caracterização dos conhecimentos docentes, duas categorias foram mobilizadas: o conhecimento do conteúdo e o conhecimento pedagógico do conteúdo. A partir dessa mobilização, estabelecemos relações entre as duas categorias citadas, a fim de construir uma base de conhecimentos que possibilite aprender e ensinar o conteúdo matemático. Desse modo, os resultados apontaram que a articulação de teorias, como suporte didático, pode contribuir para o emergir de conhecimentos que proporcionem a superação de dificuldades encontradas no ensino de conteúdos matemáticos por professores licenciados em Pedagogia, assim como, também podem modificar crenças errôneas sobre a matemática. Com isso, foi possível concluir que é necessário voltar o olhar para a formação inicial em Pedagogia potencializando essa etapa formativa, de modo que os futuros professores desse campo conduzam suas práticas de docentes fundamentados em conhecimentos que possibilitem aos alunos avançar nas etapas de ensino sem tantas dificuldades. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Nogueira de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (2019), pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e mestrado em Educação (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Pesquisadora Associada do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em Historia da Educação Matemática (GHEMAT - Brasil). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Tem experiência na área da Educação Matemática e História da Educação Matemática, com ênfase, na formação inicial de professores e o saber profissional docente.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Ana Carolina Costa Pereira possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de Especialização em ensino de matemática para o ensino médio da UECE, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, Coordenadora de área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

Referências

BALL, Deborah Loewenberg.; THAMES, Mark Hoover.; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5. 2008, p.389-407.

BARBIER, Réner. A pesquisa-ação. Brasília: Líber Livro, 2004.

BRASIL. Resolução CNE/CP 2/2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, Brasília, 10 fev. 2020, Seção 1, p. 87-90. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 1 set. 2020.

CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da matemática. 4 ed. Lisboa:

Gradiva, 2002.

COUTO, Maria Elizabete Souza.; SOUSA, Edicarlo Pereira.; MAIA, Dennys Leite; SANTOS JÚNIOR, Clóvis Lisboa. O desenvolvimento profissional de professores do ensino fundamental: uma análise de processo formativo remoto sobre conceitos estatísticos. Revista Educação Matemática e Pesquisa, 26(1), p. 208-236, 2024. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p208-236.

CURI, Edda. A formação inicial de professores para ensinar matemática: algumas reflexões, desafios e perspectivas. Rematec, n. 9, p. 75-94, 2011. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/381/381. Acesso em: 20 fev. 2024.

DIONIZIO, Fátima Aparecida Queiroz.; CAMARGO, Joseli Almeida.; DA SILVA, Sani de Carvalho Rutz. A aprendizagem da matemática na transição dos alunos do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental. Revista ESPACIOS. v. 35 (Nº 12), p. 17, 2014. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a14v35n12/14351217.html. Acesso em: 20 set. 2024.

ETCHEVERRIA, Tereza Cristina. O ensino das estruturas aditivas junto a professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. 2014, 253f. Tese de doutorado em Educação Matemática, Universidade Anhanguera de São Paulo, 2014. Disponível em: https://repositorio.pgsscogna.com.br/bitstream/123456789/3497/1/. Acesso em: 15 set. 2023.

ETCHEVERRIA, Tereza Cristina.; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça.; SILVA, Angélica Fontoura Garcia. Campo conceitual aditivo um estudo com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 53, dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n53a19.

LÉVY, Pierre. La recherche-action et l’utilité sociale. Connexions, n. 43, p. 81-97, 1984.

LIBÂNEO, José Carlos. Ainda as perguntas: o que é pedagogo, quem é pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 2. ed. São Paulo: Cortez, p. 59-98, 2006.

MAGINA, Sandra; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça.; NUNES, Terezinha.; GITIRANA, Verônica. Repensando adição e subtração: contribuições da Teoria dos Campos Conceituais. 2. ed. São Paulo: PROEM, 2001.

NACARATO, Adair Mendes. A formação do professor de matemática: práticas e pesquisa. Rematec, n. 9, p. 27-47, 2011. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/376/376. Acesso em: 13 jun. 2023.

PIMENTEL, Carolina. Menos de 50% dos alunos sabem o básico em matemática e ciências. Agência Brasil. Brasília, p. 1-3. 05 dez. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-12/menos-de%2050%25-dos-alunos-sabem-o-b%C3%A1sico-em-matem%C3%A1tica-e-ci%C3%AAncias. Acesso em: 02 maio 2024.

PINHEIRO, Joserlene Lima. Formação docente acerca do Campo Conceitual Multiplicativo a partir do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo. 2020, 322 f. Tese (Doutorado Acadêmico em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza – CE, 2020. Disponível em: http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=95926> Acesso em: 25 de setembro de 2024.

REGES, Maria Auricélia Gadelha. A prática pedagógica de professoras do II ciclo do ensino fundamental no ensino de estruturas aditivas. 2006, 186f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em. Educação) – Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza – CE, 2006. Disponível em: www.uece.br/wp-content/uploads/sites/29/2014/05/Dissertacao-Auricelia.pdf. Acesso em: 22 fev. 2020.

REGES, Maria Auricélia Gadelha. Formação continuada de professores fundamentada na Teoria das Situações Didáticas: uma experiência com o Campo Conceitual Multiplicativo. 2020, 196f. Tese (Doutorado Acadêmico em Educação), Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza – CE. Disponível em: https://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2020/07/Tese_MARIA-AURICÉLIA-GADELHA-REGES.pdf. Acesso em: 23 abr. 2021.

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos. Estruturas aditivas: o suporte didático influencia a aprendizagem do estudante?. 2010, 338f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11446. Acesso em: 20 set. 2021.

SOUZA, Iolanda Marcia de.; PEROVANO, Ana PAULA.; JANUARIO, Gilberto. A influência de materiais curriculares no conhecimento profissional docente sobre o campo aditivo. REMat, São Paulo, v. 21, p. 01-24, 2024. DOI: DOI: 10.37001/remat25269062v21id504. Acesso em: 25 set. 2024.

SHULMAN, Lee. Those who understantd: knowelwdgw grwth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 1-14, 1986.

VALLE, João César Augusto.; BUENO, Maria Luiza Rocha. Desinvisibilizar currículos pensadospraticados de matemática, perspectivas para a pesquisa em currículo. REMat, São Paulo, v. 21, p. 01-22, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v21id452. Acesso em: 22 set. de 2024.

VALENTE, Wagner Rodrigues. A pesquisa sobre história do saber profissional do professor que ensina matemática: interrogações metodológicas. Revista Paradigma, Caracas, v. XLI, p. 900-911, junio, 2020. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/827/817. Acesso em: 09 jun. 2023.

VERGNAUD, Gérard. A teoria dos campos conceituais. In: BRUNO, Jean (Dir.). Didáctica das matemáticas. Trad. Maria José Figueiredo. Lisboa: INSTITUTO PIAGET. 1996. p. 155-191.

VERGNAUD, Gérard. A trama dos Campos Conceituais na construção dos conhecimentos. Revista do GEEMPA, n. 4, p 9-20, 1996b.

VERGNAUD, Gérard. A classification of Cognitive Tasks and Operations of Thought Involved in Addition and Subtraction Problems. In: VERGNAUD, Gérard. Addition and subtraction: a cognitive perspective. New Jerssey: Lawrence Erlbaun, 1982. p. 39-59.

Downloads

Publicado

23-10-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 316     PDF downloads: 165

Como Citar

OLIVEIRA, Adriana Nogueira de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O campo conceitual aditivo como suporte didático para a mobilização de conhecimentos matemáticos na formação inicial de professores . Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 23, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v23id574. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/574. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)